Libertadores Amstel

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Fábio prestes a se isolar no top 3 entre os brasileiros na Libertadores

O goleiro cruzeirense Fábio já atuou em 73 jogos na competição continental

Fábio é um dos ícones do Cruzeiro (Foto: Cristiane Mattos/Light Press/Cruzeiro)
Escrito por

O goleiro Fábio, do Cruzeiro, deverá assumir a terceira colocação isolada no ranking dos brasileiros com mais partidas na história da Libertadores, no próximo dia 19, quando o time de Mano Menezes enfrentará o Boca Juniors, da Argentina, na Bombonera, pelo confronto de ida das quartas de final da competição.

Após garantir a classificação ao eliminar o Flamengo, no último dia 29, no Mineirão, Fábio chegou aos 73 jogos no torneio sul-americano. São 71 com a camisa do Cruzeiro - nas edições de 2008, 2009, 2010, 2011, 2014, 2015 e 2018 - e dois na temporada de 2001, quando defendia o Vasco.

A estreia dele aconteceu no dia 21 de abril de 2001, na vitória vascaína sobre o Deportivo Táchira, da Venezuela, em São Januário, por 3 a 2.

Atualmente, ele está empatado com o goleiro Manga, que também tem 73 duelos na competição.

Fábio está atrás apenas do ex-goleiro Rogério Ceni, com 90 jogos na passagem pelo São Paulo, e de Danilo, ainda em atividade no Corinthians (82), na seleta lista da Libertadores. 

Caso o Cruzeiro chegue à final da Libertadores e o goleiro esteja presente em todos os jogos, ele terminará 2018 com 79 aparições na competição.

Fábio começou a Libertadores-2018 na sétima colocação da lista, com 64 partidas. Na atual campanha, ele só não atuou no confronto de estreia, contra o Racing, em Buenos Aires, na Argentina, por causa do falecimento do pai, na véspera.

Aos 37 anos, o goleiro busca o inédito título da Libertadores na carreira. O Cruzeiro foi campeão nas edições de 1976 e 1997. O jogo de volta das quartas de final será no dia 4 de outubro, no Mineirão.