Libertadores Amstel

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Algoz de equatorianos, Grohe pede Grêmio atento a rapidez do Barcelona

Em 2012, pela Sul-Americana, goleiro brilhou em duelo com time de Guayaquil e tem retrospecto favorável em confrontos pela Libertadores com equipes do Equador

(Foto: Divulgação)
Escrito por

Adversários nas semifinais da Libertadores deste ano, Grêmio e Barcelona de Guayaquil já decidiram uma vaga em mata-matas de torneio continental. Foi em 2012, pelas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Com duas vitórias - 1 a 0 no Equador e 2 a 1 no Olímpico -, o Tricolor passou de fase, e teve no goleiro Marcelo Grohe uma figura fundamental para atingir o seu objetivo.

No jogo de ida, em Guayaquil, Grohe fez grandes defesas em uma partida na qual o Grêmio atuou quase todo o segundo tempo com um jogador a menos, com a expulsão de Tony, e contou com a sorte, já que levou bola no travessão e viu a defesa evitar um gol em cima. Em Porto Alegre, na volta, ele nada pôde fazer em chute de Mina que abriu o placar, mas a virada em casa garantiu a equipe, na época treinada por Vanderlei Luxemburgo, nas quartas de final.

"Em me lembro de termos conseguido um bom resultado diante de um adversário difícil, que nos atacou bastante, tentou o resultado o tempo todo, com a torcida pressionando. Mas fizemos um bom jogo, com um bom comportamento", recorda o goleiro ao LANCE!.

Fazer a diferença mais uma vez é o que Marcelo Grohe espera em novo embate com os equatorianos, agora valendo classificação à final da Libertadores. Para isso, ele pede atenção a uma característica comum aos times daquele país: a rapidez de seus jogadores.

"Em uma semifinal, você precisa estar atendo a todas as qualidades do adversário, porque um mínimo de desatenção pode custar muito caro. Mas uma característica que acompanha quase todos os times equatorianos é a velocidade. São sempre equipes muito rápidas na transição", avalia.

Pode-se dizer que Marcelo Grohe é um especialista em futebol equatoriano. Das oito vezes em que o Grêmio enfrentou equipes do país pela Libertadores, ele atuou em quatro, com retrospecto de três vitórias e uma derrota.

A "estreia" foi quase sem querer, em 2013, quando o Tricolor encarou a LDU, pela fase preliminar. No jogo de ida, em Quito, o titular Dida se machucou no segundo tempo. Grohe entrou, mas não conseguiu evitar a derrota por 1 a 0.

Na volta, em Porto Alegre, o Grêmio venceu pelo mesmo placar, e a decisão da vaga na fase de grupos foi para os pênaltis. Grohe defendeu a cobrança de Morante e selou a classificação gaúcha.

Para a semifinal deste ano, o Barcelona carrega o rótulo de algoz de brasileiros, por ter eliminado Palmeiras e Santos nos mata-matas. Um retrospecto que não assusta o goleiro de 30 anos.

"Chegar a uma semifinal de Libertadores é sempre complicado, seja qual forem os países dos seus adversários ao longo do caminho. Palmeiras e Santos são equipes fortíssimas e o Barcelona mostrou qualidade para seguir em frente. Estamos prontos para esses duelos", afirma.

Apesar de o foco do elenco treinado por Renato Portaluppi estar na Copa Libertadores e na possibilidade de conquistá-la pela terceira vez, Grohe também acha viável seguir na briga pelo título brasileiro deste ano. O Tricolor ocupa o terceiro lugar, com 46 pontos, nove atrás do líder Corinthians e a um do vice-líder Santos.

"Temos um grupo qualificado, que vem trabalhando muito para manter o nível das atuações. Além de serem duas competições complicadas e equilibradas, estamos chegando na reta final da temporada, o que também influencia no desempenho físico. Vamos seguir com empenho máximo para levar o Grêmio às melhores posições sempre", ressalta o goleiro.

O primeiro duelo entre Grêmio e Barcelona será no próximo dia 25, em Guayaquil, com volta marcada para 1º de novembro, na Arena. A outra semifinal da Libertadores será entre argentinos: River Plate x Lanús.

MARCELO GROHE CONTRA EQUATORIANOS NA LIBERTADORES

23/1/2013 - LDU 1 x 0 Grêmio
30/1/2013 - Grêmio 1 x 0 LDU
2/3/2016 - Grêmio 4 x 0 LDU
13/4/2016 - LDU 2 x 3 Grêmio