Lancetech

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

WhatsApp x PicPay: as vantagens e desvantagens de cada serviço

Aplicativo de conversas ganhou recentemente recurso de pagamento digital

WhatsApp ou PicPay? (Foto: Arte/Lance!)
Escrito por

A chegada do sistema de pagamentos do WhatsApp ao Brasil pegou muita gente de surpresa. Apesar de estar limitado atualmente a três bancos e indisponível para a maioria dos usuários, o recurso tem o potencial para alterar o panorama dos pagamentos digitais no Brasil. A seguir, analisaremos as principais diferenças e semelhanças em relação a um dos aplicativos mais populares do segmento no país, o PicPay.

O sistema do WhatsApp era esperado primeiro na Índia, maior mercado do aplicativo em número de usuários e onde já estava em teste há mais de um ano. Para se ter uma ideia, enquanto o “Zap” é usado por cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil, no país asiático, o número é mais de três vezes superior.

PicPay pode ser usado em terminais de pagamentos da Cielo (imagem: PicPay)

WhatsApp Pay e PicPay: as semelhanças

A principal semelhança entre os aplicativos está na simplicidade de uso do sistema de transferência de dinheiro. Desde que ambas as partes utilizem o mesmo aplicativo, basta selecionar o usuário na lista de contatos, escolher a função de pagamento, preencher o valor e confirmar a transferência.

-
Baixe nosso aplicativo para iOS e Android e acompanhe em seu smartphone as principais notícias de tecnologia em tempo real.
-

No caso dos pagamentos em lojas, o PicPay oferece as opções de ler um QR code do estabelecimento, usar a geolocalização ou pagar em terminais da Cielo compatíveis.

Para pagar estabelecimentos com o WhatsApp, o processo é semelhante ao das transferências, com a alternativa de envio de cobranças diretamente ao cliente na tela de conversa.

WhatsApp Pay vs PicPay: as diferenças

O conceito por trás dos sistemas de transferências do WhatsApp e do PicPay são bem diferentes. Enquanto o PicPay funciona como uma carteira virtual, em que o saldo fica armazenado na conta do serviço, o WhatsApp age como um intermediário da transação entre as duas partes, com a transferência processada pela Cielo indo diretamente de uma conta bancária para outra.

No caso dos pagamentos em lojas, o WhatsApp encaminha o processamento para a Cielo, com a qual o estabelecimento precisa ter uma conta. Neste caso, o pagador pode usar tanto a função débito quanto crédito.

Para pagamentos com o PicPay, o estabelecimento pode tanto receber por uma maquininha tradicional da processadora Cielo quanto pelo aplicativo PicPay Empresas (ou a conta PicPay Pro, para profissionais liberais e autônomos). O pagamento pode ser feito tanto com o saldo da conta no aplicativo quanto pelo cartão de crédito cadastrado.

PicPay funciona como carteira virtual e dinheiro rende na conta mais do que na poupança (imagem: PicPay)

Vantagens do PicPay

Por seu funcionamento como carteira digital, o PicPay pode oferecer uma série de serviços adicionais. A principal delas é que o dinheiro na conta rende, segundo a empresa, 100% do CDI todos os dias úteis. Essa taxa é superior ao rendimento de uma poupação, que paga mensalmente a um rendimento de 70% do CDI.

Além disso, o aplicativo pode ser usado para pagamento de contas e boletos, como um app de netbanking. Outras opções oferecidas são a recarga de créditos para celular e de outros serviços de entrega de comida (UberEats, iFood), transporte (Uber, cartões de mobilidade), streaming (Netflix, Spotify, Deezer, Dazn) e jogos (Minecraft, FreeFire, LOL, PlayStation, Xbox e Steam)

O PicPay começou a liberar para alguns usuários no final do ano passado a opção de saque do saldo na conta digital em caixas eletrônicos da rede Banco24Horas. Além disso, o serviço conta com cashback esporádico e também permite a transferência para conta bancária dos valores armazenados e recebidos no app (sem cobrar taxa para isso).

Força do WhatsApp está em seu uso por mais de cem milhões de brasileiros (imagem: WhatsApp)

Vantagens dos pagamentos via WhatsApp

A principal vantagem do WhatsApp é, sem dúvida, a sua imensa presença no Brasil, com mais de 100 milhões de usuários já utilizando o aplicativo. Após a etapa burocrática do cadastro, fazer transferências é tão simples quanto mandar uma foto.

Outra vantagem é que o sistema se integra à conta bancária do usuário, com as transferências sendo depositadas diretamente nela — elimina-se, aí, a etapa de ter que ativamente solicitar a transferência do app para a conta, como ocorre no PicPay. Para isso, é preciso cadastrar um cartão de débito de um dos bancos habilitados.

Desvantagens do PicPay

O principal ponto fraco do PicPay é a quantidade de usuários no país, praticamente nove vezes menor que a do WhatsApp (13,4 milhões de pessoas, segundo o site oficial). Enquanto quase metade da população no Brasil usa o “Zap”, fazer transferências pelo PicPay pode exigir um pouco de paciência caso a outra pessoa ou estabelecimento não use o serviço.

Outra possível desvantagem é que, apesar de oferecer transferências entre contas teoricamente mais rápidas por não envolver um intermediário, transferir o saldo do PicPay para contas em bancos pode levar até dois dias úteis para quem não é cliente do banco Original.

Sistema do WhatsApp será integrado ao Messenger e Instagram (imagem: Facebook)

Desvantagens do WhatsApp

Em comparação ao PicPay, a desvantagem do sistema de pagamentos do WhatsApp reside no fato de ele funcionar basicamente para direcionar valores entre duas pessoas. O serviço (ainda) não oferece recursos como pagamentos de boletos ou recarga de créditos nem gera cashback.

Além disso, o número de bancos habilitados no serviço atualmente está limitado a três – Banco do Brasil, Nubank e Sicredi. Segundo apurou o Estadão, Itaú Unibanco, Bradesco e Santander teriam testado o recurso do WhatsApp, mas optaram por não participar do lançamento do serviço. Ainda de acordo com o jornal, o recurso foi liberado para cerca de 1,5 milhão de usuários no país, número cerca de nove vezes menor do que a base de clientes do PicPay.

Procuradas pelo Canaltech, as empresas não se manifestaram a respeito deste cenário até a data de publicação. Caso retornem o contato, o texto será atualizado.

Leia a matéria no Canaltech.

]]>