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Streaming de games Nimo TV chega ao Brasil com foco em mobile

Serviço para transmissão de jogos já conta com cinco milhões de usuários ativos por mês

(Foto: Wagner Wakka/Canaltech)
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O Brasil tem mais um serviço para transmissão de jogos. A Nimo TV, que já conta com cinco milhões de usuários ativos por mês e é líder no setar na China, está desembarcando no país. Qual o segredo para fazer sucesso? Posicionamento e investimento.

A empresa se coloca como a principal rede de streaming de games para o setor mobile. “Esta era uma fatia de mercado que nós vimos que estava sendo deixada de lado pelos concorrentes. Então, nós pegamos pra gente. Hoje, é o mercado mais forte dentro dos games e a área de streaming ainda estava focando em consoles e PCs”, explica Lucas Peng, Brazil Country Manager da Huya, detentora da plataforma.

De fato, o mercado é voltado para o mobile. Segundo relatório do Newzoo do começo deste ano, a estimativa é de que sejam geradas receitas de cerca de US$ 150 bilhões em 2019 apenas com jogos. Mais da metade disso é com games para tablets e smartphones.

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Lucas Peng, Brazil Country Manager da Huya (Foto: Wagner Wakka/Cnaaltech)

A Newzoo também acredita que este seja o ano em que games mais imersivos e competitivos podem chegar aos aparelhos móveis, como já foi mostrado com o sucesso de Fortnite e PUBG Mobile. O cenário de 2019 deve ser favorável para lançamento de jogos de tiro, MOBAs e MMORPGs.

Um dos principais da Nimo é o Free Fire, game do gênero battle royale que toma conta dos aparelhos, principalmente dos mais jovens. Contudo, Peng aponta que investir somente nisso não é o caminho para a Nimo. Para ele, esta é uma das falhas de empresas brasileiras do setor. “Geralmente, o pessoal por aqui quer muito investir em curto prazo e colocam todas as suas fichas em um jogo tal. Isso os deixa muito a mercê de desempenho daquele jogo. Estamos fortes com Free Fire e vamos investir nele, mas queremos reservar um budget para também apoiar outras iniciativas”, explica o gerente.

Ele conta que, na China, o setor de streaming é maior que apenas para games, voltando-se para viagem, lifestyle e outras modalidades. “Às vezes, a pessoa vai viajar sozinha e transmite tudo, ao vivo, na rua mesmo”, brinca.

Investimento

Um dos motivos pelo qual a Huya está expandindo a atuação da Nimo TV para o Brasil foi o aporte de US$ 460 milhões recebido da Tencent. Atualmente, a Huya é apontada como a única empresa de streaming da China com capital aberto na Bolsa de Valores de Nova York.

Plataforma

Para ser o serviço de streaming mobile, Peng ressalta que o serviço precisa ser amigável em aparelhos, até mesmo nos menos potentes. Por conta disso, a Nimo TV tem algumas características direcionadas para o setor.

Histórico da plataforma apresentado em evento em SP (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

Uma delas é a possibilidade de fazer a transmissão direto do smartphone, transmitindo a tela do aparelho no canal do influenciador. “Os influenciadores maiores gostam de falar em câmeras e microfones bons, mas é preciso dizer que qualquer pessoa pode começar a gravar com seu celular mesmo. A ideia é cortar o máximo de empecilho possível”, explica o gerente. A plataforma ainda permite transmissão em 4K, vídeo das transmissões salvos para assistir depois e apresenta para o usuário os possíveis problemas em suas lives, ajudando com soluções.

Por fim, o influenciador e usuários podem fazer um clipe rápido de uma jogada ou momento marcante e compartilhar direto nas redes sociais, aumentando o engajamento.

“Eu comecei fazendo lives de brincadeira, um ano atrás. Sou comediante, brinco com a galera. Costumo dizer que o mais importante é você se colocar nisso. Independentemente de câmera, o legal é você ser divertido, fazer algo diferente. Quando eu comecei, fazia tudo com o que tinha, em live com 360p [de resolução] e batia muito mais gente na minha live”, aponta Piuzinho, personalidade no Free Fire dentro da plataforma da Nimo TV. Atualmente, ele conta com quase 2 milhões de seguidores.

Influenciadores que são destaque da plataforma (Foto: Wagner Wakka/Canaltech)

A empresa também apresentou Bruno "PlayHard" Bittencourt, outro jogador de Free Fire que vai estrear na Nimo TV agora.

O app é gratuito e pode ser baixado pela App Store, Google Play e também por APK do Android.

Leia a matéria no Canaltech.

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