Invisible

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Saiba quais times nunca foram rebaixados na América do Sul

Desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado, apenas Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Santos e a Chapecoense não caíram

(Foto: Dudu Macedo)
Escrito por

A queda do Internacional para a Série B do Campeonato Brasileiro já era anunciada. Mudanças constantes de técnicos e de estilos de jogo e uma diretoria que se atrapalhou em suas decisões fizeram com que o Colorado deixasse um seleto grupo.

Desde 1971, quando o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado, apenas seis clubes haviam sido rebaixados, Internacional, Cruzeiro, Flamengo, São Paulo, Santos e a Chapecoense. Em 1979, os paulistas não jogaram por divergências com a organização do torneio. Agora, o Brasil tem apenas cinco times que jamais caíram da Série A para a Série B.

Na Argentina, o Boca Juniors é o único dos chamados grandes que nunca caiu. Na primeira divisão desde 1913, os xeneizes viram todos os seus rivais na Série B. Arsenal de Sarandí (2002), Defensa y Justicia (2014), Aldosivi (2015) e Patronato (2016) também fazem parte da lista. O River Plate, grande rivald do Boca, caiu em 2011 e o Independiente, em 2013.

O futebol boliviano tem apenas três clubes que sempre jogaram na primeira divisão, The Strongest, Oriente Petrolero e Sport Boys Warnes, que subiu em 2013. No Chile, o Colo-Colo é o único que joga a liga principal e ainda não foi rebaixado.

Na Colômbia, Atlético Nacional, Santa Fé e Millonarios estão presentes em todas as temporadas da principal divisão. No entanto, Independiente Medellín, Junior, Once Caldas, Boyacá Chicó, La Equidad, Patriotas Boyacá, Alianza Petrolera e Jaguares nunca foram rebaixados. Neste ano, o tradicional América de Cali retornou à elite no país.

Assim como no Equador, onde o Barcelona está desde 1957 na Série A, mas com Independiente del Valle (2010), Mushuc Runa (2014), River Equador (2015) e Fuerza Amarilla (2016) sem cair. Na Venezuela, o Deportivo Táchira joga a divisão principal desde 1974, assim como Mineros (1983) e Caracas (1985). Recentemente, Aragua, Deportivo Anozategui, Zamora, Lara, Zulia, La Guaira e JNL del Zulia subiram para a elite e não saíram mais.

O Campeonato Paraguaio tem desde 1906 apenas duas equipes, Guaraní e Olimpia. O Cerro Porteño disputa desde 1913 sem cair e o Deportivo Capiatá, desde 2013. No Peru, o Universitario é o recordista ao jogar desde 1928. Sporting Cristal, Universidad de San Martín de Porres, Sport Huancayo, Inti Gas, Unión Comercio, Real Garcilaso, Comerciantes Unidos e Defensor La Bocana nunca caíram também.

Os mais antigos, no entanto, são os uruguaios Peñarol e Nacional. Eles estão na elite do país desde 1900 e 1901. Veja a galeria completa dos times que não caíram e desde quando disputam a divisão principal.