Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Aos 18 anos, Vinícius Jr. é convocado e deve superar lendas da Seleção

Cria do Flamengo foi convocado pelo técnico Tite para disputar amistosos em março, e supera nomes Romário, Garrincha, Tostão, Ronaldinho Gaúcho e Zico; entenda 

Meia-atacante do Real Madrid foi convocado pelo técnico Tite para disputar os amistosos contra Panamá e República Tcheca (Foto: Gabriel Bouys / AFP)
Escrito por

Na manhã desta quinta, o técnico Tite convocou a Seleção Brasileira para os amistosos contra Panamá, dia 23 de março, e República Tcheca no dia 26 de março. Entre os 23 nomes, o do jovem Vinícius Júnior, meia-atacante de apenas 18 anos que está se destacando com a camisa do poderoso Real Madrid.

Revelado pelo Flamengo, Vinícius Júnior é dono de um potencial enorme e pode se destacar ainda mais ao longo dos anos. Provavelmente, o garoto fará sua estreia com a Amarelinha em um destes amistosos.

Abaixo, o LANCE! relembra algumas estreias de jogadores que eram promessas e se tornaram parte da história do futebol brasileiro e mundial.

Zico - 22 anos

Zico foi um dos principais jogadores do país na história (Foto: Reprodução de internet)

Maior ídolo da história do Flamengo e um dos jogadores mais expressivos do futebol brasileiro, Zico fez seu primeiro jogo com a Amarelinha aos 22 anos. O Galinho de Quintino marcou um gol de falta, sua especialidade, em um amistoso contra o Uruguai, no estádio Centenário, de Montevidéu.

Pelé - 16 anos

Pelé é o jogador mais novo a vestir a camisa da Seleção Brasileira em toda a história (Foto: AFP)

Único jogador na história a ganhar três Copas do Mundo, o Rei Pelé tem números inacreditáveis em toda a extensão de sua vitoriosa carreira. O atacante estreou pela Seleção em contra a Argentina, no Maracanã, pela Copa Rocca. O garoto, na época com 16 anos, entrou no segundo tempo e marcou o único gol do Brasil contra os hermanos, que venceram por 2 a 1.

Neymar - 18 anos 

Neymar fez seu primeiro jogo em 2010, na época com 18 anos (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Principal jogador do Brasil na atualidade, Neymar escreveu seu primeiro capítulo pela Seleção Brasileira também aos 18 anos de idade. Em julho de 2010, o então atacante do Santos foi convocado pelo técnico Mano Menezes para ser um dos principais jogadores da Seleção, que buscava outra identidade após o fiasco no Mundial do mesmo ano. Neymar fez sua estreia contra os Estados Unidos.

Ronaldo Fenômeno - 17 anos 

O Fenômeno estreou ganhando da Islândia na Ressacada (Foto: JULIO PEREIRA / AFP)

Vencedor de duas edições da Copa do Mundo e eleito por três vezes o melhor jogador do planeta, Ronaldo Nazário fez sua estreia pela Seleção Brasileira aos 17 anos, quando ainda defendia as cores do Cruzeiro. O primeiro jogo do Fenômeno foi contra a Islândia, vitória por 3 a 0, na Ressacada.

Ronaldinho Gaúcho - 19 anos

Ronaldinho Gaúcho despontou em 1999 (Arquivo LANCE)

Outro craque que fez sua estreia com a camisa da Seleção Brasileira antes de completar duas décadas de vida foi Ronaldinho Gaúcho. O guri revelado pelo Grêmio foi convocado por Vanderlei Luxemburgo para enfrentar a Letônia em um amistoso na Arena da Baixada quando ainda tinha 19 anos. O Bruxo, que ficou famoso internacionalmente após a Copa América daquele mesmo ano, é um dos principais jogadores mundiais deste século.

Sócrates - 25 anos 

O Doutor Sócrates fez seu primeiro jogo com a Amarelinha aos 25 anos, quando já havia encerrado a faculdade de medicina (AFP)

Ídolo dos corintianos e um dos líderes da Seleção que disputou a Copa do Mundo de 1982, o Doutor Sócrates fez sua estreia com a Amarelinha apenas aos 25 anos. Já no Timão, o meio-campista fez parte do time que goleou o Paraguai, por 6 a 0, em um amistoso disputado no Maracanã, em 1979.

Garrincha - 21 anos

Garrincha estreou contra o Chile, em 1955 (Foto: Reprodução)

O Anjo das Pernas Tortas é outro craque brasileiro a estrear pela Seleção depois de ter completado duas décadas de vida. O botafoguense Garrincha, o grande nome da conquista do bicampeonato mundial, em 1962, vestiu a Amarelinha pela primeira vez, contra o Chile, em 1955. Na época, ele tinha 21 anos.  O jogo acabou empatado em 1 a 1.

Rivellino - 19 anos 

Rivellino estreou em Londres, contra o Arsenal, em um jogo que o Corinthians representou a Seleção Brasileira (Divulgação)

Meio-campista de raro talento, Rivellino estreou como jogador da Seleção Brasileira aos 19 anos, em 1965, em um amistoso contra o Arsenal, da Inglaterra, em Londres. Naquela partida, inclusive, o Brasil foi representado pelo Corinthians, que havia jogado dois dias antes com o Santos, de Pelé.

Tostão - 19 anos 

O cruzeirense Tostão estreou jogando em pleno Maracanã e contra o Galo (Foto: STAFF / AFP)

Indispensável no time que trouxe o tricampeonato mundial, em 1970, o cruzeirense Tostão fez sua estreia na Seleção Brasileira em 1966, em um amistoso disputado no Maracanã contra seu rival Atlético-MG. Naquela ocasião, o craque tinha apenas 19 anos e lutava por uma vaga na Copa do Mundo do mesmo ano.

Romário - 21 anos

O decisivo e polêmico Romário começou na Seleção aos 21 anos (Foto: DANIEL GARCIA / AFP)

Apontado como o principal jogador da conquista do tetracampeonato mundial, em 1994, o centroavante Romário fez sua estreia em um amistoso contra a inexpressiva Irlanda, em Dublin, em 1987. Na época, o Baixinho tinha 21 anos e já despontava como um craque do futebol mundial.