Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Zebra! Relembre os maiores vexames dos times grandes na Copa do Brasil

Flamengo, Fluminense e Corinthians já perderam decisões do torneio para times considerados menores. Palmeiras coleciona eliminações vexatórias no torneio nacional

Vexame mais recente pertence ao Botafogo: eliminado pela Aparecidense em 2018 (Foto: Carlos Costa/Futura Press)
Escrito por

A primeira fase da Copa do Brasil começa nesta terça-feira, com jogos eliminatórios e desafio para vários dos times grandes do país. Fluminense, Botafogo, Corinthians, Santos e Vasco jogam pela permanência no torneio nacional de terça a quinta-feira desta semana. Ao todo, serão 40 confrontos decisivos que levarão 20 times a segunda fase. 

Abaixo, o LANCE! relembra algumas das zebras da Copa do Brasil nos últimos anos. Fluminense, Flamengo e Corinthians já perderam finais para times considerados menores. Palmeiras e Vasco são os times que mais passaram vergonha no torneio nacional. Relembre!

ASA X PALMEIRAS - 2002

Palmeiras caiu cedo no torneio (Foto: Nelson Almeida/Lancepress!)

Em 20 de fevereiro de 2002, o Palmeiras protagonizou um vexame na Copa do Brasil. O Verdão foi eliminado ainda na primeira fase do torneio pelo modesto ASA, de Alagoas, em casa - à época, o estádio ainda era o Parque Antártica. O Palmeiras chegou a vencer o jogo por 2 a 1, mas foi eliminado do torneio pois o rival havia vencido por 1 a 0 na ida e se classificou pelo gol fora de casa. 

O Palmeiras coleciona vexames na competição. Em 2003, novamente em casa, o Verdão foi goleado por 7 a 2 pelo Vitória. Em 2011, o Coritiba venceu por 6 a 0 no jogo de ida das quartas de final, no Couto Pereira. Antes disso, em 2007, o Verdão foi eliminado pelo Ipatinga, nos pênaltis. Em 2010, o Palmeiras caiu nas quartas de final da Copa do Brasil, eliminado pelo Atlético-GO. 

15 DE NOVEMBRO X VASCO - 2004

15 de Novembro eliminou o Vasco da Copa do Brasil (Foto: Divulgação)

Entre 2004 e 2007, o Vasco teve problemas na Copa do Brasil. No primeiro ano da série, o Cruz-Maltino acabou eliminado pelo modesto 15 de Novembro do torneio. Na segunda fase do torneio, a equipe de Campo Bom, do Rio Grande do Sul, empatou em casa em 1 a 1, mas, em São Januário, no Rio de Janeiro, conseguiu se impor e venceu por 3 a 0. 

Nas oitavas de final da Copa do Brasil de 2005, foi a vez do Baraúnas, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, eliminar a equipe de novo em São Januário e, mais uma vez, com vitória por 3 a 0 na casa vascaína. Os vexames não pararam por aí. Dois anos depois, em 2007, o Gama, do Distrito Federal, venceu o Vasco no Maracanã e eliminou a equipe na segunda fase do torneio. 

FLAMENGO X SANTO ANDRÉ - 2004

Santo André venceu em 2004 na final (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

Um dos maiores vexames da Copa do Brasil pertence ao Flamengo. Em 2004, o Rubro-Negro, clube de uma das maiores torcidas do país, perdeu a final da Copa do Brasil para o modesto Santo André. Com mais de 72 mil pessoas no Maracanã para apoiar o clube da Gávea, o time paulista conseguiu uma vitória, construída no segundo tempo, por 2 a 0, e ficou com a taça. 

Anos depois, em 2016, o Rubro-Negro voltou a passar vergonha na Copa do Brasil. O Fortaleza, que disputava a Série C do Brasileirão, venceu os jogos de ida e volta a eliminou o Rubro-Negro ainda na segunda fase do torneio. Foi a pior participação flamenguista na competição. 

FLUMINENSE X PAULISTA - 2005

Paulista ficou com a taça do torneio em 2005 (Foto: Reprodução)

No ano seguinte ao vexame do Flamengo na decisão diante do Santo André, o Fluminense conseguiu repetir o feito do rival carioca. Na final contra o Paulista, o Tricolor das Laranjeiras perdeu a partida de ida por 2 a 0 e não conseguiu se impor na volta, que terminou sem gols e deu a taça para a modesta equipe do estado de São Paulo. 

Em 2014, o Fluminense foi vítima de uma das viradas mais emblemáticas do torneio. Na segunda fase da competição, venceu a partida de ida contra o América, de Natal, por 3 a 0, mas, em casa, na volta, perdeu por 5 a 2. O detalhe curioso é que o Tricolor foi para o intervalo vencendo por 2 a 1. 

SPORT X CORINTHIANS - 2008

Sport venceu a Copa do Brasil de 2008 (Foto: Tom Dib/Lancepress!)

Uma das maiores surpresas vexatórias da Copa do Brasil aconteceu em 2008. O Corinthians havia vencido o primeiro jogo da decisão por 3 a 1, no Pacaembu, deixando a conquista encaminhada. Na volta, o Sport surpreendeu, fez dois gols e ficou com a taça por ter feito gol fora de casa. Com a vitória do Leão da Ilha, o Timão amargou o vice-campeonato. 

SÃO PAULO X BRAGANTINO - 2014

Em 2014, Bragantino venceu fora (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

O vexame do São Paulo na Copa do Brasil aconteceu em 2014. Então comandado por Muricy Ramalho, o Tricolor Paulista foi eliminado pelo Bragantino em pleno Morumbi. Com o resultado de 3 a 1, de virada, o time de Bragança Paulista avançou às oitavas de final do torneio.

Em setembro de 2016, o Tricolor Paulista de novo vexame, ao ser eliminado pelo Juventude, nas oitavas de final da Copa do Brasil. 

APARECIDENSE X BOTAFOGO - 2018

Aparecidense eliminou o Botafogo (Foto: Carlos Costa/Futura Press)

O veterano Nonato, de 39 anos, foi o responsável por protagonizar o vexame mais recente de um time grande na Copa do Brasil. Foi dele o gol decisivo na vitória da Aparecidense por 2 a 1, diante do Botafogo, na primeira fase do torneio do ano passado. O resultado eliminou o clube carioca da disputa.