Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Teve ou não? Veja casos de suposta interferência externa no Brasil

Ponte Preta reclamou de interferência externa em gol que a eliminou da Copa do Brasil. Caso parecido com o Palmeiras na final do Paulistão. O LANCE! relembre outros casos

Palmeiras e Corinthians na final do Paulistão teve polêmica (Foto: Bruno Ulivieri/Raw Image)
Escrito por

Polêmicas na arbitragem. Casos de suposta interferência externa parecem ter se tornado mais comuns no futebol brasileiro. Palmeiras e Corinthians na final do Paulistão, Flamengo e Fluminense no Brasileirão, e mais recentemente, na última quarta-feira, a Ponte Preta reclamou da anulação do gol de Hugo Cabral, no fim do segundo tempo, na partida contra a Aparecidense, pela Copa do Brasil. Com isso, o LANCE! relembra outros casos de reclamações onde a TV poderia ter influenciado na decisão dos árbitros. 

PALMEIRAS X CORINTHIANS

Corinthians foi campeão (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag. Corinthians) 

Na final do Campeonato Paulista de 2018, o árbitro apitou um pênalti de Ralf em Dudu, à favor do Palmeiras. Entretanto, com a reclamação dos corintianos, e após oito minutos, apontou escanteio para a equipe alviverde. O caso foi parar nos tribunais e vídeos com movimentações estranhas do quarto e do quinto árbitro antes de anular a marcação foram vistos. 

SANTOS X FLAMENGO 

Santos foi eliminado (Foto: Flavio Hopp / RAW Image) 

O Santos pediu a anulação do jogo contra o Flamengo, na Copa do Brasil 2017, alegando interferência externa. Na ocasião, o clube alegou que o repórter Eric Faria, da TV Globo, teria avisado o quarto árbitro que o pênalti em Bruno Henrique, aos 40 minutos do segundo tempo, não ocorreu. O repórter negou as acusações. Depois descobriu-se que era um membro da comissão de técnica, de fisionomia parecida a do jornalista, que estava próximo do árbitro. 

FLAMENGO X FLUMINENSE

Fluminense teve gol anulado (Foto: Celso Pupo/Fotoarena/Lancepress!)

No Brasileirão 2016, o zagueiro Henrique marcou o gol de empate do Fluminense nos acréscimos da partida contra o Flamengo. A arbitragem validou o tento, mas depois de muita discussão e quase dez minutos de jogo parado, voltou atrás. Após leituras labiais, o inspetor de arbitragem do jogo teria dito a Sandro Meira Ricci: "a TV sabe. A TV sabe que não foi gol".  

AVAÍ X FLAMENGO

Flamengo venceu a partida (Foto: Eduardo Valente) 

No Brasileirão 2017, o árbitro marcou um pênalti para o Avaí no final da partida. Depois de mais de dois minutos de discussão, voltou atrás. Na TV, Luis Roberto, na transmissão, teria dito: "vai consultar a gente de novo". Após a polêmica, o narrador negou que tenha se referido à TV, mas sim que iria consultar os auxiliares e o quarto árbitro.  

INTERNACIONAL X PALMEIRAS

Barcos teve gol de mão anulado (Foto: Renan Olaz/Futura Press)

No Brasileirão 2012, o Palmeiras perdia do Internacional quando o atacante Barcos marcou um gol com a mão, inicialmente validado. Pouco depois, o árbitro voltou atrás e anulou. O alviverde alegou que o árbitro havia sido avisado do erro pelo delegado da partida, que teria visto o lance na TV. 

CHAPECOENSE X PALMEIRAS

Egidio foi expulso (Foto: Reprodução)

Pelo Brasileirão 2015, o árbitro expulsou o lateral Egídio. Mais tarde, foi avisado de que no o jogador havia acertado apenas a bola, e voltou atrás na decisão. A Chapecoense alegou que alguém que tenha visto na televisão. O lateral já estava no gramado e retornou ao gramado. 

SPORT X VASCO 

Luxemburgo reclamou da arbitragem (Foto: Pablo Kennedy) 

O atacante Diego Souza foi expulso ainda no primeiro tempo da partida contra o Vasco, no Brasileirão 2017. O técnico Vanderlei Luxemburgo, em participação no "Bem, Amigos", reclamou da postura do árbitro - também lembrando de um  pênalti a favor do Sport que voltou atrás - e alegou que houve interferência externa.