Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Show de Ronaldinho, Luxa.. A estreia de Messi como titular contra o Real

A partida teve vitória do Barcelona, por 3 a 0, com dois gols de Ronaldinho Gaúcho, que saiu aplaudido do Bernabéu. Luxemburgo era o técnico dos 'Galáticos' do Real Madrid

Messi deu assistência para o primeiro gol do Barça, marcado por Eto'o (Foto: AFP)
Escrito por

Messi é, naturalmente, o principal destaque do Barcelona. Capitão e líder de números na temporada, o argentino tem um importante desafio, nesta quarta-feira, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Rei. O adversário? O principal rival da equipe: o Real Madrid.

Acostumado a bons desempenhos contra os Merengues, o LANCE! relembra a primeira partida em que Messi foi titular contra o Real. Na temporada 2005/06, pela 12ª rodada do Espanhol, o Barcelona venceu, por 3 a 0, com um show de Ronaldinho Gaúcho, que saiu aplaudido do Bernabéu. Vanderlei Luxemburgo comandava Ronaldo Fenômeno, Zidane, Beckham e companhia pelo lado madrilenho.

FICHA

Estreia foi na temporada de 2005/06 (Foto: Lluis Gene / AFP)

A estreia de Messi como titular contra o Real Madrid foi no dia 19 de novembro de 2005, pela 12ª rodada do Campeonato Espanhol. A partida terminou em 3 a 0, com dois gols (e show) de Ronaldinho Gaúcho (leia mais abaixo) e Eto'o. Messi jogou 70 minutos e foi substituído por Iniesta.

A ASSISTÊNCIA

Messi deu sua segunda assistência naa carreira no Barça (Foto: AFP)

O argentino, usando a camisa 20, teve boa participação e movimentação. Logo no início, carregou a bola na intermediária, bem ao seu estilo, driblou o marcador, mas foi interrompido por Eto'o, que recuperou a posse e chutou sem chances para Casillas. O drible contou como uma assistência. Esse foi o seu segundo passe para gol no Barcelona. Hoje em dia, já são 247.

IMPORTÂNCIA

Deco era um dos jogadores da equipe (Foto: Divulgação)

O Barcelona terminou campeão daquela edição, com 82 pontos conquistados, que incluíram 25 vitórias, sete empates e seis derrotas. Na rodada anterior a partida, porém, o Osasuna liderava a competição, com 24 pontos e uma vitória faria com que o Barça assumisse a liderança.

O SHOW DO BRUXO

R10 foi aplaudido de pé pela torcida do Real (Foto: Cesar Rangel / AFP)

Líder do Barcelona na época, Ronaldinho Gaúcho vivia uma de suas melhores fases da carreira. Naquela noite, o brasileiro deu um show. Marcou dois golaços, que deixaram os defensores do Real Madrid no chão e Casillas sem poder de reação. No fim da partida, o craque foi aplaudido, de pé, pelos próprios torcedores do Real Madrid, algo que, até hoje, ainda não aconteceu com Messi.

RONALDINHO SOBRE O JOGO

Ronaldinho relembrou, dez anos depois da partida, o fantástico desempenho (Foto: Andreu Dalmau / Arquivo Lance!)

– Lembro de tudo perfeitamente, das jogadas, dos dribles, das finalizações... Tive a felicidade de marcar dois gols, de ser aplaudido no Bernabéu. Um jogo histórico e tenho isso muito vivo na minha memória. Vêm momentos maravilhosos. Foi um jogo que entrou para a história e é sempre uma alegria recordar – afirmou à Barça TV, em 2015, dez anos depois da partida

LUXA

Luxemburgo como treinador do Real Madrid (Foto: Divulgação)

Vanderlei Luxemburgo foi contratado pelo Real Madrid, no fim de 2004, após conquistar o Brasileirão com o Santos, o seu quinto da carreira. Luxa não teve uma passagem sem título nos Merengues e deixou o clube após 45 jogos, com 28 vitórias, sete empates e dez derrotas. O brasileiro comandava os Merengues na estreia de Messi como titular contra o principal rival. Foi demitido menos de um mês depois da derrota.

OS CRAQUES

Messi estreou como titular contra os Galáticos (Foto: Reprodução)

Entre os grandes jogadores presentes, destaque para Roberto Carlos, Sergio Ramos, Beckham, Zidane, Raúl, Robinho e Ronaldo Fenômeno pelos galáticos do Real Madrid. No Barça, Gio Van Bronckhorst, Edmilson, Deco, Iniesta e Rafael Márquez, além de Ronaldinho Gaúcho e Iniesta. Na reserva, Giuly e Larsson.

PANORAMA VITORIOSO

O Barça foi campeão da Liga dos Campeões naquela temporada (Foto: Lluis Gene / AFP)

No fim daquela temporada (2005/06), Messi participou de, ao todo, de 25 jogos, com oito gols e quatro assistências. O Barcelona terminou campeão da Liga dos Campeões e do Campeonato Espanhol, em um ano que entrou para a história do clube.

* Sob a supervisão de Leonardo Martins