Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Rivais no domingo, Timão e Peixe dominam o Paulistão nesta década

De 2011 para cá, apenas em 2014 o campeonato não foi conquistado por um dos dois alvinegros. Equipes se enfrentam na Arena pela 10ª rodada

Santos e Corinthians, juntos, conquistaram sete campeonatos estaduais nesta década (Foto: Montagem/Divulgação)
Escrito por

Adversários no próximo domingo pela 10ª rodada do estadual, na Arena, às 16h, Corinthians e Santos têm sido hegemônicos nesta década no Paulistão. Os rivais conquistaram, juntos, sete das oito edições disputadas no período. Apenas em 2014 houve um "forasteiro", o Ituano, com o Peixe vice. Ou seja, nenhuma final de 2011 para cá deixou de ter ao menos um dos alvinegros. Dos dois outros grandes, apenas o Palmeiras chegou perto do título, com dois vices. O São Paulo, que foi campeão pela última vez em 2005, não chegou uma vez sequer à decisão. 

A última final que não envolveu Corinthians nem Santos foi em 2008, quando Verdão e Ponte Preta decidiram o título do estadual. Confira uma retrospectiva de Timão e Peixe de 2011 a 2018:


2011 - SANTOS BICAMPEÃO, E CORINTHIANS VICE

Santos foi campeão paulista em 2011 (Foto: Ivan Storti/Lancepress!)

Santos, campeão em 2010, e Corinthians não tiveram as melhores campanhas da primeira fase do Campeonato Paulista de 2011, ficando na quarta e terceira posições, respectivamente, enquanto São Paulo e Palmeiras ficaram nas duas primeiras colocações. Os quatro grandes venceram seus duelos de quartas de final e avançaram para a semi.

Nos confrontos, a vantagem da primeira fase foi invertida: o Timão eliminou o Verdão nos pênaltis, e o Peixe garantiu vaga batendo o Tricolor. Na decisão, a primeira partida, com mando corintiano, aconteceu no Pacaembu e o placar terminou com um empate por 0 a 0. No jogo de volta, na Vila Belmiro, o Santos, com gols de Arouca e Neymar, bateu o Corinthians por 2 a 1 e levou a taça. Naquele mesmo ano, o Peixe se sagraria campeão da Libertadores

2012 - SANTOS TRICAMPEÃO; CORINTHIANS CAI NAS QUARTAS

Santos tricampeão em 2012 (Foto: Fernando Roberto/Lancepress!)

Sob o comando de Tite, o Corinthians fez excelente campanha na primeira fase, perdendo apenas um jogo, justamente para o Santos, que ficou com a terceira posição na classificação, além de ter o melhor ataque, com 46 gols em 19 rodadas. Com as posições definidas, o Timão enfrentou a 8ª colocado, a Ponte Preta, e o Peixe pegou o 6º, o Mogi Mirim.

Enquanto os corintianos acabaram derrotados por 3 a 2, no Pacaembu, pela Macaca, os santistas passaram pelo Mogi com o placar de 2 a 0 e foram para outro embate com o São Paulo, pela semifinal. Com três gols de Neymar, o Santos eliminou o rival com um 3 a 1 incontestável, no Morumbi. Podendo contar com Ney muito acima da média, o time foi para a final contra o Guarani, e venceu os dois jogos com tranquilidade: 3 a 0 e 4 a 2, sendo quatro gols marcados pelo craque, que terminou a competição como artilheiro, anotando 20 tentos. Vale lembrar que o Corinthians seria campeão da Libertadores e Mundial naquele ano. 

2013 - CORINTHIANS CAMPEÃO E SANTOS VICE

Corinthians campeão em 2013 (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

De ressaca após a conquista do Mundial de Clubes no ano anterior, o Corinthians demorou a engrenar no Paulistão e acabou se classificando apenas com a quinta posição na primeira fase. Enquanto o Santos, que desfrutava de seus últimos meses com Neymar, ficou com o terceiro posto. Dessa forma, o Timão teria pela frente o carrasco de 2012: a Ponte Preta, e o Peixe pegaria logo de cara o Palmeiras, que garantiu vaga em sexto.

Nos pênaltis, os santista derrotaram os palmeirenses após empate em 1 a 1 no tempo normal. Já os corintianos devolveram a eliminação para a Macaca com juros, aplicando uma goleada por 4 a 0. Nas duas semifinais os classificados para a decisão foram definidos nas penalidades: Corinthians eliminou o São Paulo, e o Santos eliminou o Mogi Mirim.

Assim como em 2011, a final envolveu Peixe e Timão, porém com desfecho diferente. Desta vez, os corintianos venceram o primeiro jogo, no Pacaembu, por 2 a 1, e um empate, na volta, na Vila Belmiro, garantiu o título para o time comandado por Tite. Sem marcar gols no mata-mata, Neymar se despediu de seu último Paulistão com a vice-artilharia, anotando 12 tentos.

2014 - ITUANO CAMPEÃO, SANTOS VICE E CORINTHIANS FORA DO MATA-MATA

Ituano é a exceção na década (Foto: Fernando Roberto/Lancepress!)

Disputado em um novo formato, com 20 clubes divididos em quatro grupos, sem confrontos dentro das chaves, o Paulistão-2014 foi uma exceção nesta década, já que foi o único que não teve Corinthians ou Santos como campeão. A taça teve um destino surpreendente, o Ituano, que venceu o Peixe nos pênaltis na decisão.

O Timão, sob o comando de Mano Menezes, ficou somente com a terceira posição em seu grupo e acabou eliminado ainda na primeira fase da competição. Já o Peixe passou tranquilamente com a melhor campanha geral e apenas uma derrota. Assim, nas quartas de final, enfrentou a Ponte Preta, e goleou por 4 a 0. Na semifinal, o adversário foi a Penapolense, que havia eliminado o São Paulo na fase anterior e foi o único algoz santista na etapa de grupos.

Em um confronto complicado, o Santos derrotou o time de Penápolis, de virada, por 3 a 2, e garantiu vaga para enfrentar o Ituano, que bateu Palmeiras. Os dois jogos da decisão aconteceram no Pacaembu. No primeiro, vitória da equipe de Itu por 1 a 0. Na volta, vitória do Peixe, também por 1 a 0, o que levou a definição do campeão para os pênaltis, que acabou decretando o título do clube do interior.

2015 - SANTOS CAMPEÃO; CORINTHIANS, INVICTO, ELIMINADO NA SEMI

Santos voltou a erguer a taça em 2015 (Foto: Ari Ferreira/Lancepress!)

Novamente disputado com formato implantado em 2014, o Paulistão-2015 teve o Corinthians classificado com a melhor campanha da primeira fase da competição e invicto. Enquanto o Santos garantiu vaga no mata-mata com a segunda melhor campanha e apenas uma derrota em 15 jogos.

Nas quartas de final, o Peixe bateu o XV de Piracicaba, com tranquilidade, por 3 a 0, já o Timão teve um pouco mais de trabalho para eliminar a velha conhecida Ponte Preta, com uma vitória por 1 a 0. Nas semifinais, depois de quatro anos, as semifinais tiveram os quatro grandes.

O Peixe venceu o São Paulo por 2 a 1 e foi para a decisão para enfrentar o Palmeiras, que eliminou o invicto Corinthians, nos pênaltis, após empate em 2 a 2 no tempo normal. Na final, o primeiro aconteceu no Allianz Parque, com vitória do Verdão por 1 a 0. Na volta, na Vila Belmiro, triunfo santista por 2 a 1 e nova decisão nos pênaltis, em que o time da casa foi mais competente e levantou a taça.

2016 - SANTOS BICAMPEÃO; CORINTHIANS ELIMINADO NA SEMI

Santos foi bicampeão em 2016 (Foto: Eduardo Viana/Lancepress!)

Outra vez com a melhor campanha da primeira fase, o Corinthians chegou ao mata-mata para enfrentar o Red Bull, enquanto o Santos foi segundo colocado na classificação geral, com apenas uma derrota, e enfrentou o São Bento nas quartas de final da competição. Ambos avançaram à semifinal com tranquilidade. Timão goleou por 4 a 0 e Peixe venceu por 2 a 0.

Na fase seguinte, os corintianos tiveram duelo com o Audax, sensação do campeonato, que havia eliminado o São Paulo nas quartas. Após um empate em 2 a 2, na Arena, no tempo normal, a definição do finalista foi para os pênalti e o Corinthians foi superado. Já os santistas acirraram a rivalidade com o Palmeiras e o embate terminou empatado em 2 a 2, levando a decisão para as penalidades. Assim como em 2015, melhor para o time da Baixada que alcançou mais uma final.

Como era esperado, os dois jogos que definiram o título foram muito equilibrado, tanto é que o jogo de ida, em Osasco, ficou no empate em 1 a 1, sendo que o Peixe saiu atrás e buscou o resultado. No jogo de volta, com gol de Ricardo Oliveira, o Santos bateu o Audax e conquistou mais um título paulista na década.

2017 - CORINTHIANS CAMPEÃO; SANTOS CAI NAS QUARTAS

Corinthians campeão em 2017 (Foto: Daniel Augusto Jr/Ag Corinthians)

Sob o comando de Fábio Carille, o Corinthians conquistou a segunda melhor campanha da fase de grupos e enfrentou o Botafogo-SP nas quartas de final. Enquanto o Santos teve o terceiro melhor desempenho e pegou a Ponte Preta na etapa seguinte da competição. O Timão se classificou para a semi com um empate em 0 a 0 e uma vitória apertada por 1 a 0. O Peixe, por sua vez, foi derrotado na ida por 1 a 0, e venceu a volta também por 1 a 0. Nos pênaltis, porém, foi eliminado pela Macaca.

Na semifinal, o adversário dos corintianos era o São Paulo, sendo o primeiro jogo, no Morumbi, vencido pelos visitantes por 2 a 0. Já na Arena, um empate em 1 a 1 garantiu os donos da casa na decisão contra a Ponte Preta que, além do Santos, eliminou o Palmeiras. Em Campinas, na partida de ida, o Corinthians fez 3 a 0 e praticamente decidiu o confronto. Na volta, empate em 1 a 1 e taça garantida para o Timão.

2018 - CORINTHIANS BICAMPEÃO; SANTOS ELIMINADO NA SEMI

Corinthians foi bicampeão paulista em 2018 (Foto: Divulgação)

Corinthians e Santos iniciaram o campeonato em baixa, com poucas perspectivas de sucesso, uma vez que o Palmeiras era o grande favorito e parecia estar bem acima dos rivais. Mesmo assim o Timão emplacou a segunda melhor campanha da fase de grupos, inclusive com vitória sobre o Verdão. O Peixe não foi tão bem assim, mas conseguiu ficar em primeiro lugar em sua chave.

Nas quartas de final, os corintianos pegaram o Bragantino e foram derrotados na partida de ida pelo placar de 3 a 2. No entanto, na volta, vitória por 2 a 0 para garantir vaga na semifinal. Os santistas tiveram ainda mais trabalho, empatando os dois jogos em 0 a 0 com o Botafogo-SP, superando o adversário apenas nos pênaltis.

Na semi os quatro grande estavam presentes. O Corinthians pegou o São Paulo, com uma vitória por 1 a 0 para cada um, levando a decisão para os pênaltis, em que o Timão se deu melhor na Arena. O Santos, em dois jogos no Pacaembu, foi derrotado por 1 a 0 pelo Palmeiras, e na volta devolveu o resultado com 2 a 1 no placar, ou seja, definição nos pênaltis. Diferentemente das últimas vezes, quem se deu melhor foi o Verdão, que foi para a final contra o maior rival.

Amplamente favoritos, os palmeirenses tinham a vantagem de fazer o segundo jogo no Allianz Parque, mas conseguiram derrotar os corintianos na partida de ida, em Itaquera, por 1 a 0. Batava um empate em casa, para sair com a taça, no entanto logo no começo do duelo, Rodriguinho, que já havia sido herói contra o São Paulo, fez um 1 a 0 para o Timão e levou a decisão para os pênaltis. Vitória do Corinthians, dentro do Allianz, para conquistar mais um título paulista, esse ainda mais especial.