Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre acidentes aéreos que abalaram o mundo do esporte

Na última quinta-feira, a polícia britânica deu as buscas pela aeronave, que levava Emiliano Sala, como encerradas. Veja outros casos de acidentes aéreos envolvendo esportistas

O argentino Emiliano Sala viajava da França para o Pais de Galês, onde defenderia seu novo clube, o Cardiff. (Foto: Divulgação)
Escrito por

O atacante argentino Emiliano Sala estava no avião que desapareceu no Canal da Mancha, na noite de segunda-feira (21). O jogador defendia o Nantes na Liga Francesa e viajava em um voo particular da França para o Pais de Gales, onde defenderia seu novo clube, o Cardiff, que joga na Premier League.

A Premier League informou nesta sexta-feira que fará uma homenagem ao argentino Emiliano Sala, após a confirmação do encerramento das buscas pelo avião, por parte da policia inglesa.

A tragédia aérea envolvendo o jogador argentino não é a primeira com um atleta ou delegações. A última e mais dolorosa para os brasileiros envolveu toda a delegação da Chapecoense, que viajava para a final da Copa Sul-Americana, na Colômbia. Vamos relembrar outros acidentes aéreos que abalaram o mundo do esporte.

Acidente com a delegação da Chapecoense, em 2016

Menino é visto abalado após a tragédia envolvendo a Chape (Foto: Nelson Almeida)

A Chapecoense viajava em voo fretado com a LaMia, de Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para Medellín, com a delegação do time, jornalistas e convidados. Dos 77 passageiros, apenas 6 sobreviveram à tragédia, sendo três jogadores. Ninguém da comissão técnica ou diretoria sobreviveu.

A investigação constatou que o motivo do acidente foi uma pane seca, quando acaba o combustível da aeronave ainda no ar. Segundo a investigação, eram necessários pelo menos 11,6 mil quilos de combustível para completar a rota entre Santa Cruz de La Sierra e Medellín em segurança. O tanque da aeronave, por sua vez, comportava apenas 9,3 mil quilos.

Acidente com a delegação do Torino, em 1949

Destroços da tragédia de Superga (Foto: Reprodução / Internet)

O avião da delegação do Torino, da Itália, colidiu com a basílica de Superga, em Turim, quando tentava fazer um pouso forçado, durante uma tempestade no dia 4 de maio de 1949. A bordo estavam 18 jogadores, delegação técnica, jornalistas e tripulação. Os 31 tripulantes morreram.

À época, o Torino era tetracampeão italiano e liderava a Série A. O clube terminou o campeonato disputando os jogos com uma equipe juvenil e conseguiu conquistar o título. Em respeito às vitimas, os adversários também não jogaram o restante do campeonato com seus times principais.

Acidente com a delegação do Manchester United, 1958

Destroços do avião do United (Foto: STAFF / INTERCONTINENTALE / AFP)

O avião do Manchester United, que  pousou no aeroporto de Munique, da Alemanha, para reabastecer após conquistar a vaga nas semifinais da Copa dos Campeões no empate em 3 a 3 contra o Estrela Vermelha, na Lugoslávia.

No entanto, o avião não conseguiu decolar e se chocou com uma casa no fim da pista. Oito atletas morreram. Bobby Charlton, um dos maiores idolos da história do United, à época com 21 anos, se feriu gravemente, mas conseguiu sobreviver.

Morte de Fernandão, ídolo de Goiás e Internacional

Helicóptero de Fernandão caiu na cidade de Aruanâ.  (Foto: Divulgação)

Ídolo de Goiás e do Internacional, Fernandão morreu aos 36 anos, no dia 7 de junho de 2014, em um acidente de helicóptero, na cidade de Aruanã, a 315 km de Goiânia, em Goiás. outras quatro pessoas que estavam na aeronave também morreram.

O relatório final sobre a queda do helicóptero apontou que exames no sistema de controle de voo não indicaram falhas na aeronave e que o piloto Milton Ananias, que não tinha habilitação para fazer voo noturno, tomou decisões que contribuiram para que o acidente ocorresse.

Acidente com a delegação da equipe Old Christians Club, em 1972

Aeronave da Força Aérea do Uruguai transportava a equipe. (Foto: Reprodução)

O acidente aéreo envolvendo a equipe uruguaia de rúgbi do Old Christians Club, na Cordilheira dos Andes, no Chile, é uma das mais famosas da história. O avião da Força Aérea do Uruguai caiu em 1972, com 45 pessoas a bordo.

O resgate só conseguiu chegar ao local da tragédia dois meses depois e encontrou 16 sobreviventes. A história foi retratada no filme 'Vivos', de 1993, que conta a estratégia de sobrevivência, que inclui relatos de canibalismo.

Acidente com a delegação do Alianza Lima, em 1987

43 pessoas morreram no acidente. (Foto: Reprodução)

O avião Fokker F27 caiu no mar, entre o distrito de Ventanilla e a cidade de Callao, no Peru, com o time do Allianza Lima, que liderava o campeonato nacional. 43 pessoas morreram, entre eles jogadores, comissão técnica, líderes de torcida e o arbitro Miguel Piña. Somente o piloto sobreviveu.

O Allianza recorreu a jogadores de base, ídolos aposentados e jogadores emprestados, para reformular o time para terminar o campeonato, mas acabou perdendo o título peruano para o Universitário.

Acidente com a delegação da seleção da Zambia, em 1993

25 pessoas morreram, incluindo tripulantes e passageiros. (Foto: Reprodução / Internet)

A Seleção da Zâmbia sofreu um acidente aéreo em 27 de abril de 1993, quando o avião de modelo De Havilland Canada DHC-5D Buffalo caiu no Oceano Atlântico, nas proximidades da capital do Gabão. 25 pessoas morreram, incluindo tripulantes e passageiros.

Acidente com a delegação da patinação artística dos EUA, em 1961

O acidente vitimou  72 pessoas. (Foto: AFP)

Após falhas no controle de voo que causaram a queda do Boeing 707-329, todos os 18 integrantes da equipe de patinação artística dos EUA, que viajava à Praga, na República Tcheca, morreram. O acidente aconteceu em Bruxelas, na Bélgica e vitimou, ao total, 72 pessoas.

Acidente com a delegação do The Strongest, em 1969

16 jogadores do clube boliviano morreram. (Foto: Reprodução)

Durante uma viagem da delegação do The Strongest, da Bolívia,  o avião que transportava a equipe se chocou com uma região montanhosa em Santa Cruz de La Sierra, a 100km de La Paz. 74 pessoas morreram. Entre elas, 16 jogadores do clube boliviano e integrantes da comissão técnica.

Acidente com a delegação do Yaroslavl Lokomotiv, em 2011

45 pessoas estavam a bordo e 44 morreram. (Foto: Divulgação)

Em 7 de abril de 2011, o avião que transportava a equipe de hóquei no gelo do Yaroslavl Lokomotiv atingiu um mastro da torre, pegou fogo e caiu a 1 km do final da pista do Aeroporto de Tunoshna, na margem do rio Volga. 45 pessoas estavam a bordo e 44 morreram. O único sobrevivente foi O membro da tripulação Alexander Sizov.