Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Entenda por que Hazard é um dos jogadores mais cobiçados do mundo

L! analisou motivos que fazem do belga o objeto de desejo dos clubes mais ricos da Europa; Conceito de 'franchise player', versatilidade e até Mundial de 2018 estão entre os fatores

OBJETO DE DESEJO: Todos querem Eden Hazard (Arte: Marina Cardoso/Lance!)
Escrito por

No dia 29 de maio, na final da Liga Europa contra o Arsenal, no Azerbaijão, Eden Hazard pode fazer seu último jogo pelo Chelsea. O jogador teria comunicado os companheiros que está de saída do clube inglês e, após a vitória contra o Eintracht Frankfurt na semifinal da competição europeia, no que foi a última partida dos Blues em Stamford Bridge na temporada, parece ter se despedido dos torcedores azuis. 

O destino do craque de 28 anos deve ser o Real Madrid, mas o interesse da Europa no futebol do meia-atacante não vem de hoje. Desde a Copa do Mundo da Rússia, em 2018, competição em que Hazard teve grande destaque com a seleção da Bélgica, os rumores envolvendo o atleta borbulham. Além do clube merengue, Barcelona, Paris-St Germain e Bayern de Munique manifestaram interesse no camisa 10 do Chelsea. Por que o atleta se tornou um dos mais cobiçados no futebol mundial?  Veja os fatores abaixo: 

REFLEXOS DA COPA DO MUNDO DE 2018

Hazard foi um dos destaques da Copa do Mundo de 2018<br>(Foto: AFP)

O interesse dos clubes mais ricos da Europa em Hazard ganhou força após o desempenho do jogador na Copa do Mundo de 2018, que levou a Bélgica ao terceiro lugar. Em seis partidas na Rússia, o atleta foi eleito "o melhor do jogo" em metade - nas vitórias contra a Tunísia, Japão e Inglaterra. Tal desempenho fez do meia-atacante um dos favoritos a receber o prêmio de melhor jogador do torneio - que acabou nas mãos de Luka Modric, da Croácia.

Trajando a camisa 10 e a faixa de capitão da seleção belga, Hazard terminou o mundial com três gols e uma assistência. No fim de 2018, o meia-atacante acabou em sétimo no "Fifa The Best", eleição da entidade para o posto de Melhor Jogador do Mundo.

FASE ARTILHEIRA

Hazard comemora gol marcado contra o Liverpool, na Premier League<br>(Foto: Paul Ellis / AFP)

A um jogo do fim da temporada - a decisão da Liga Europa contra o Arsenal, no dia 29 de maio - Hazard já igualou seu melhor desempenho pelo Chelsea em relação a número de gols. O jogador marcou 19 vezes, mesmo quantidade alcançada em 2014/2015, quando clube azul sagrou-se Campeão Inglês, e o belga foi eleito o craque da competição tanto pela Associação de Jogadores Profissionais, como pelos jornalistas da Inglaterra. 

VERSATILIDADE

Jogador de 28 anos pode jogar em qualquer função do ataque<br>(Foto: AFP)

Eden Hazard despontou no Lille (FRA) na temporada 2011/2012, atuando como um meia-atacante, posição clássica do futebol brasileiro. Mas desde que chegou ao Chelsea na metade de 2012, ao longo de sete temporadas, o belga atuou na ponta esquerda na maior parte do tempo.

Na última temporada, porém, os Blues sofreram com o mal desempenho de seus centroavantes. O espanhol Álvaro Morata (emprestado ao Atlético de Madrid na janela de verão), o francês Olivier Giroud e o argentino Gonzalo Higuaín não corresponderam, o que fez Maurizio Sarri utilizar o belga como um falso 9. Mostrando que também pode atuar no comando do ataque, o jogador de 28 anos tornou ainda mais vasto o seu repertório. 

"FRANCHISE PLAYER"

Craque belga atingiu o mais alto patamar no futebol mundial <br>(Foto: Reprodução)

Mais comum nos esportes americanos, o termo "franchise player" é utilizado para denominar jogadores como Lebron James, James Harden e Giannis Antetokounmpo, que "carregam" suas equipes na NBA. No futebol, a expressão poderia ser aplicada a jogadores como Cristiano Ronaldo, Messi, Pogba e...Hazard, em relação a seus times. 

Não são muitos os atletas que conseguem atingir essa alcunha. Um "franchise player" é justamente o que Neymar foi tentar ser no Paris St-Germain, mas esbarrou nas lesões e na ascensão de Kylian Mbappé. É exatamente um jogador deste patamar - já atingido por Eden Hazard - que o Real Madrid busca após a saída de Cristiano Ronaldo e a decepção com Gareth Bale, que deveria ter assumido o protagonismo no clube.

FASE DO CHELSEA

Pretensões do Chelsea não satisfazem Eden Hazard <br>(Foto: Oli Scarff / AFP)

O Chelsea decide a Liga Europa contra o Arsenal no dia 29 de maio, em Baku, no Azerbaijão. Mesmo em caso de vitória dos Blues, o título da competição secundária no continente não seria suficiente para satisfazer as pretensões de Hazard. 

A isso, soma-se a ausência da equipe londrina da Liga dos Campeões nesta temporada, as sansões da Fifa que impedem o clube inglês de se reforçar na próxima janela, e a longa distância do Chelsea em relação a Liverpool e Manchester City na Liga Inglesa - vencida pelos Citizens no último fim de semana. Todos esses fatores levam o belga a procurar por um clube onde possa chegar a títulos importantes e ao protagonismo no futebol europeu.