Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Poucos sustos e melhora no ataque: cinco fatores na vitória do Botafogo

Alvinegro abriu mão do estilo de posse, entregou a bola para o Avaí, mas não passou sufoco em nenhum momento; na parte ofensiva, equipe criou e poderia ter feito um placar melhor

Botafogo reencontrou o caminho das vitórias no Brasileirão (Foto: Eduardo Valente/Lancepress!)
Escrito por

O Botafogo deu fim à sequência de seis partidas sem vencer. Neste domingo, a equipe de Eduardo Barroca derrotou o Avaí por 2 a 0, na Ressacada, em duelo válido pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um gol em cada etapa, o Alvinegro abriu mão do estilo da posse de bola, buscou explorar os espaços dados pelo adversário e, com Alex Santana e Marcelo Benevenuto balançando as redes, vai voltar para o Rio de Janeiro com três pontos. O LANCE! destaca cinco pontos da vitória do Glorioso.

COMEÇO IRREGULAR

Avaí pressionou o Alvinegro no início (Foto: Eduardo Valente/Lancepress!)

Até por característica das equipes de Alberto Valentim, que treinou o Botafogo no ano passado, o Avaí começou a partida com jogadores ocupando o campo de ataque, no intuito de pressionar a saída de bola e incomodar o Alvinegro. Em um primeiro momento, tal estratégia deu certo, já que o Glorioso teve dificuldades para sair da própria metade do gramado.

Este fator resultou em um Avaí mais ativo nos primeiros 15 minutos de jogo. O time da casa teve mais presença e a impressão era de que o Botafogo entrou em um ritmo lento. Aos poucos, a equipe de Eduardo Barroca se encontrou e passou a superar a marcação-pressão dos catarinenses com facilidade. 

BRILHO DO ARTILHEIRO

Meia é o artilheiro do Botafogo na temporada, com nove gols (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Após o ímpeto inicial do Avaí, o Botafogo adotou uma postura mais ofensiva e, já no primeiro tempo, passou a dominar as ações da partida, com passes em velocidade e movimentação para se livrar da marcação adversária. Em um dos momentos em que esta evolução do Alvinegro se fazia presente, a equipe abriu o placar. 

Pouco antes da metade da primeira etapa, João Paulo, com um passe de calcanhar, colocou Alex Santana de frente para o gol. O camisa 5, em sua especialidade, ajeitou o corpo e finalizou, sem chances para o goleiro Vladimir. Foi o quarto gol do meio-campista no Campeonato Brasileiro, assumindo, de vez, a artilharia do Botafogo na competição.

SEGUNDO TEMPO NA BOA

Marcelo fez gol (Foto: Eduardo Valente/Lancepress!)

O Botafogo abriu a etapa complementar em estilo. Logo com quatro minutos de bola rolando, os visitantes dobraram a vantagem no placar. Marcinho, com uma sequência de boas partidas desde que retornou ao time titular, cruzou na medida para Marcelo Benevenuto, de cabeça, se antecipar aos defensores e completar para o fundo das redes. 

O gol deu tranquilidade para o Botafogo, que, com 2 a 0 no placar, abriu mão da tradicional estrategia de posse da bola para entregar o controle da pelota ao Avaí. Neste caso, a equipe de Alberto Valentim parou na boa atuação defensiva do Alvinegro, sem permitir que os mandantes criassem chances reais de gol.

AVAÍ: MUITAS FINALIZAÇÕES, POUCA DIREÇÃO

Marcinho teve boa atuação (Foto: Eduardo Valente/Lancepress!)

Diante do plano de jogo de esperar o adversário atacar, era natural que o Avaí finalizasse mais que o Botafogo. Não à toa, o Leão deu 30 chutes na partida, mas apenas quatro destes tiveram a direção do gol - Gatito Fernández, por sua vez, não fez nenhuma defesa difícil. 

Por mais que o Avaí tivesse finalizado quase três vezes mais que o Botafogo, que chutou em nove oportunidades, o Alvinegro teve uma atuação sem sustos. A posse de bola dos mandantes não teve relação direta com as chances criadas pela equipe, muito pelo contrário. Ao Glorioso, coube se defender com perfeição, explorar os espaços vazios e sair de campo com os três pontos.

PODERIA TER SIDO MAIS...

Jogadores comemoram (Foto: Eduardo Valente/Lancepress!)

Por mais que o desempenho do Botafogo, pelas muitas finalizações que permitiu ao Avaí, não foi tão satisfatório, a equipe saiu do gramado com o objetivo de vencer e reencontrar o caminho dos triunfos cumprido. Inclusive, o placar poderia ter sido mais elástico, mas o trio de ataque do Glorioso não estava em um bom dia. 

No final da partida, o Botafogo teve, no mínimo, duas oportunidades reais de aumentar a contagem. Em uma destas, Jean, que entrou durante o segundo tempo, perdeu uma chance incrível, chutando por cima da meta com o goleiro Vladimir já caído, sem chances de defesa. No geral, a vitória do Alvinegro foi justa e a atuação, principalmente defensiva, satisfatória.