Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Marcação, bola parada, torcida… O que ajudou o Vasco a ser campeão

Time de Alberto Valentim consegue suportar maior posse de bola do Fluminense e garante o troféu da Taça Guanabara em cobrança de falta de Danilo Barcelos nos minutos finais

Jogadores vascaínos levantam o troféu da Taça Guanabara (Alexandre Loureiro/Eleven)
Escrito por

O Vasco conquistou a Taça Guanabara ao bater o Fluminense na tarde deste domingo, no Maracanã, em jogo que ficou marcado por uma grande confusão envolvendo Vasco, Fluminense, Federação de Futebol do Rio (Ferj) e uma disputa pelo Setor Sul do Maracanã. 

A vitória aconteceu por 1 a 0, com gol de Danilo Barcelos. Com o triunfo, o time de São Januário levou o primeiro turno do Campeonato Carioca de maneira invicta.

PACIÊNCIA

Vasco teve paciência no clássico (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.)

Na final da Taça Guanabara, o Vasco foi um time paciente. Diante de um Fluminense que tocava e mantinha a posse de bola, a equipe de Alberto Valentim soube esperar e, quando necessário, pressionar. No segundo tempo, principalmente, conseguiu forçar erros dos tricolores. E foi em um lance em que conseguiu recuperar a posse, que Rossi sofreu a falta que gerou o gol de Danilo Barcelos.

FATOR TORCIDA

Torcida do Vasco no Maracanã (Foto: Reginaldo Pimenta / Raw Image)

Algo que pode ter feito a diferença nesta final foi a torcida. Depois de todo o imbróglio envolvendo o setor onde tricolores e vascaínos teriam o direito de ficar, os torcedores foram liberados e muitos vascaínos conseguiram entrar, ficando em um número muito maior que os tricolores.

A polêmica envolveu o Setor Sul do Maracanã. O Vasco, mandante, escolheu o lado direito às cabines de rádio e começou a venda de ingressos. O Fluminense entende que o acordo que tem com o Consórcio Maracanã lhe dá o direito de a torcida ficar no Setor Sul independentemente se for ou não mandante.

BOLA PARADA E 'SORTE'

Danilo decidiu o clássico (Foto: Alexandre Loureiro/Eleven)

O Vasco garantiu a vitória em uma cobrança de falta de Danilo Barcelos, que mandou a bola para a área e ela entrou no canto direito do goleiro Rodolfo. Apesar de o Fluminense ter criado mais oportunidades claras, o time de São Januário acabou sendo mais efetivo e acertou quando precisou.

Após a decisão no Maracanã, Danilo admitiu que tentou realizar um cruzamento para a área, mas ela acabou entrando diretamente.

MUDANÇAS

Valentim fez mudanças no clássico (Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)

O técnico Alberto Valentim fez substituições que adiantaram o time e consequentemente, fizeram o Vasco tem um volume um pouco maior no campo ofensivo. Ele tirou o volante Raul e colocou Ribamar e substituiu o meia Bruno Cesar pelo atacante Rossi. Rossi atuou mais pela ponta direita, enquanto mais Ribamar mais centralizado.

FERNANDO MIGUEL

Goleiro fez a festa com elenco (Foto: Alexandre Neto/Photopress)

O goleiro Fernando Miguel fez defesas importantes durante a partida. A principal delas, talvez, quando pegou finalização de Yony González, no fim do primeiro tempo. O gol tricolor poderia ter mudado o decorrer da partida.