Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Luxemburgo muda clima no Vasco, une jogadores e supera desconfiança

Treinador é constantemente elogiado pelos jogadores e, sem abandonar algumas antigas convicções, ajuda a blindar o elenco para superar as adversidades

Luxemburgo em ação como treinador do Vasco (Foto: MARCELO DE JESUS / RAW-IMAGE)
Escrito por

Quando Vanderlei Luxemburgo chegou ao Vasco, no início de maio, o objetivo do presidente Alexandre Campello era ter um treinador experiente e que pudesse blindar o elenco dos vários problemas do clube. Quase três meses depois, a sinceridade na gestão do grupo e na relação com os torcedores conquistou a confiança interna e externa.

Se um dos medos no Vasco era de que Luxemburgo estivesse ultrapassado, os primeiros jogos à frente da equipe mostraram que, mesmo sem abrir mão das antigas convicções, o treinador conseguiu fazer com que todos embarcassem no projeto. Se a relação começou com atrito por conta da reformulação para enxugar o elenco, agora os jogadores parecem viver um mar de rosas com o veterano comandante.

Sinceridade e blindagem

Luxemburgo, durante o jogo com o Grêmio (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Sem iludir quando diz que o Cruz-Maltino brigará contra o rebaixamento, Luxa ajudou também a diretoria a amenizar o clima interno com os atrasos salariais e a instabilidade política. Os problemas vividos ainda não foram amenizados, no entanto o clima mais leve entre os jogadores é visível. Ele não esconde os objetivos traçados e opta pela sinceridade ao ser questionado nas coletivas. Após a saída de Maxi López, por exemplo, o treinador deixou claro que não estava satisfeito com o jogador.

Treinos abertos e intensos

Luxa pede intensidade no treino (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco.com.br)

Depois de fechar as atividades no CT durante as primeiras semanas, Vanderlei Luxemburgo percebeu que a medida não impediu que informações fossem divulgadas pela imprensa. Com isso, ele abriu as portas para os jornalistas e, inevitavelmente, aproximou a torcida do grupo. A disputa de jogos-treino em São Januário, que contam ainda com transmissão da Vasco TV, reforça esse pensamento.

Luxemburgo adota, nos treinamentos, os coletivos, o uso do campo inteiro e o reforço no aprimoramento dos fundamentos. Além disso, o reforço da parte física vem sendo um foco desde o início do trabalho. As atividades na caixa de areia, por exemplo, acontecem com frequência. Bruno César foi um dos que mais se beneficiou com isso, emagrecendo 3kg.

Clima bom

Luxemburgo durante jogo-treino do Vasco (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)

Em entrevistas e no dia a dia, os jogadores fazem questão de não esconder o quanto o trabalho de Luxemburgo no Vasco vem ajudando na união e na melhora do grupo. Mesmo Bruno César, que foi preterido pelo treinador, já elogiou o comandante. 

- O Luxemburgo tem sido fundamental para nós. Desde que ele chegou, tem mudado muita coisa. A equipe está em uma crescente muito boa. A parada da Copa América foi muito boa, principalmente para unir o grupo. Nossa viagem para Foz d Iguaçu foi fundamental pra isso. Nos fechamos ali, estamos trabalhando muito forte. A comissão tem feito um trabalho muito bom, a equipe está com caixa, estou feliz demais por fazer parte desse momento - disse Leandro Castan após a vitória contra o Fluminense.