Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lembre quais são os campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior

São Paulo e Vasco medem forças nesta sexta-feira para decidir quem será o campeão da edição de número 50 da competição. Confira quem já deu a volta olímpica!

São Paulo goleou o Guarani, enquanto Vasco eliminou Corinthians nos pênaltis (Foto: Celio Messias/SPFC/Ale Vianna/Divulgação)
Escrito por

A edição de número 50 da Copa São Paulo de Futebol Júnior conhecerá seu campeão nesta sexta-feira. No feriado da capital paulista, São Paulo e Vasco medirão forças no Pacaembu.

Enquanto a bola não rola no Pacaembu, o LANCE! recorda a galeria de campeões da Copinha, que já revelou tantos craques para o futebol nacional. 

CORINTHIANS - 10 títulos

Timãozinho conquistou sua décima edição conta o Batatais, em 2017 (Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag. Corinthians)

O Corinthians continua com a hegemonia absoluta na Copinha. A equipe, que foi eliminada nestas semifinais, obteve dez conquistas da competição: nas duas primeiras edições (1969 e 1970), em 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e, mais recentemente, em 2017.

Daquele Timãozinho que  venceu o Batatais há dois anos, ainda há remanescentes como Fabricio Oyá. Além disto, foram revelados nomes como Pedrinho e Mantuan (irmão de Gustavo Mantuan, que foi semifinalista nesta edição). Em outras edições, a competição ainda lançou nomes como Rivellino, Casagrande, Deco e Dentinho no Timão. 

FLUMINENSE - 5 títulos

Tricolor das Laranjeiras, em seu título mais recente (Foto: Divulgação)

A lista de campeões traz o Fluminense logo em seguida. O Tricolor das Laranjeiras deu a volta olímpica nos anos de 1971, 1973, 1977, 1986 e em 1989.

Da equipe que bateu o Juventus na decisão há 30 anos, despontaram nomes como o zagueiro Marcelo Barreto e a dupla de ataque Franklin e Silvio (que marcou o gol do título). Nas outras edições, o Fluzão viu nomes como Carlos Alberto Pintinho, Edinho, Eduardo e Marcelo surgirem.

FLAMENGO - 4 títulos

Equipe de 2018 tinha nomes como Pepê e Hugo Moura (Foto: Thiago D. Rodrigues/Fotorua)

Outro clube carioca que gritou "é campeão" várias vezes na Copinha foi o Flamengo. A equipe venceu as edições de 1990, 2011, 2016 e 2018.

Na edição mais recente, a equipe que levou a melhor sobre o São Paulo na final contava com nomes como Hugo Moura, Bill e Pepê. Em outras edições, o Rubro-Negro apresentou Djalminha, Marcelinho Carioca, Paulo Nunes, Felipe Vizeu e Vinicius Júnior.

INTERNACIONAL - 4 títulos

Lúcio era o capitão do time de 1998 (Foto: Reprodução)

O Internacional também deu a volta olímpica na Copa São Paulo de Futebol Júnior em quatro oportunidades. A equipe foi campeã em 1974, 1978, 1980 e 1998.

A equipe comandada por Guto Ferreira tinha o futuro pentacampeão mundial Lúcio como capitão e promessas como Diogo Rincón e Fábio Pinto. Além da equipe que bateu a Ponte Preta nos pênaltis, o Colorado apresentou na Copinha um de seus maiores ídolos: Paulo Roberto Falcão.

SANTOS - 3 títulos

Conquista mais recente do Santos teve Stéfano Yuri no elenco (Foto: Divulgação)

O Santos vem logo em seguida no panteão de campeões da Copinha. São três títulos, nos anos de 1984, 2013 e 2014.

Em sua conquista mais recente, o Peixe concretizou seu 100% de aproveitamento no clássico diante do Corinthians. A equipe tinha nomes como Serginho, Malcom e Stéfano Yuri. Na competição, os santistas já apresentaram Neymar, Ganso e Alan Patrick.  

SÃO PAULO - 3 títulos

São Paulo tinha Casemiro e Lucas Moura no elenco campeão de 2010 (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

Finalista da Copinha neste ano, o São Paulo já conquistou em outras três oportunidades a competição: nos anos de 1993, 2000 e 2010. 

No seu título mais recente, o Tricolor paulista (que bateu o Santos nos pênaltis na final) tinha o consagrado volante Casemiro, além do meia Lucas Moura, Bruno Uvini, Rafinha e Lucas Gaúcho. Em outras edições, o São Paulo ainda apresentou Rogério Ceni, Kaká e Diego Tardelli.

ATLÉTICO-MG - 3 títulos

Galo foi campeão mais recentemente em 1983 (Foto: Reprodução)

O Atlético-MG também contabiliza três títulos da Copinha em sua história. O Galo foi campeão das edições de 1975, 1976 e 1983.

Na sua conquista mais recente, a equipe que bateu o Botafogo-SP tinha nomes como Arturzinho, Paulão e Alvarenga. Na meta, ficava o goleiro Mauricio. 

PORTUGUESA - 2 títulos

Portuguesa tinha Alex Afonso e Rafinha no elenco (Foto: Reprodução)

A Portuguesa vem em seguida na lista de campeões da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe foi campeã nos anos de 1991 e 2002.

Em seu título mais recente, a surpreendente Lusa, que despachou favoritos e venceu o Cruzeiro na decisão, contava com Júnior Gaino como capitão e revelou nomes como Alex Afonso e Rafinha. Nas edições anteriores, a Portuguesa revelou a grande lembrança de um camisa 10 chamado Dener.

PONTE PRETA - 2 títulos

Ponte Preta tinha goleiro Sérgio e dupla de ataque Chicão e Mauro (Foto: Divulgação)

Também com dois títulos, a Ponte Preta mantém sua tradição no futebol paulista. A Macaca foi vencedora por duas vezes seguidas: em 1981 e 1982.

Em sua conquista mais recente, a equipe contou com o goleiro Sérgio (que mais tarde ganhou espaço em clubes como Cruzeiro, Internacional e Santos, atuando até na Seleção Brasileira) e a dupla de ataque Chicão e Mauro. A Macaca também revelou nomes como Fábio Luciano e André Cruz.

NACIONAL-SP - 2 títulos

Mil, Zé Índio e Marco Aurélio foram destaques do título de 1988 do Ferrinho (Imagem: Reprodução de internet)

O Nacional-SP completa a lista de times com dois títulos na Copinha. O Ferrinho sagrou-se campeão em 1972 e 1988.

Em sua conquista mais recente, a equipe que desbancou favoritos como Flamengo e Bahia contou com nomes que ganharam espaço no futebol paulista. Mil, Zé Índio e Marco Aurélio foram destaque na equipe, que sacramentou seu título num 3 a 0 sobre o América-SP.

FIGUEIRENSE - 1 título

Figueira era comandado por Rogério Micale (Foto: Divulgação)

O Figueirense sagrou-se campeão da Copa São Paulo de 2008. A equipe comandada por Rogério Micale tinha o lateral-esquerdo William Matheus (que teve passagens por Vasco, Palmeiras e Coritiba) e a dupla de ataque Marquinhos e Marcelo. Na final, o Figueira bateu o Rio Branco-SP por 2 a 0. 

CRUZEIRO - 1 título

Rafael era garantia da meta e Guilherme foi artilheiro (Foto: Divulgação/Cruzeiro)

Em 2007, foi a vez do Cruzeiro sentir o gosto de ser campeão da Copinha. A Raposa bateu o São Paulo nos pênaltis e revelou jogadores para o futebol.

Além do goleiro Rafael, quem chamou atenção na competição foi o volante Luiz Fernando e o atacante Guilherme, artilheiro da Copa São Paulo de Futebol Júnior e, mais tarde, destacou-se na equipe celeste e no rival Atlético-MG.

AMÉRICA-SP - 1 título

Equipe de São José do Rio Preto venceu nos pênaltis (Foto: Gaspar Nobrega/Lancepress!)

No ano de 2006, o América-SP surgiu como "sensação" e ganhou o troféu da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Rubro, que venceu  o Comercial-SP nos pênaltis, contou com o brilho de André Zuba e a força de nomes como Elias Negão, Nenê e Julio Cesar para garantir o seu troféu.

SANTO ANDRÉ - 1 título

Ramalhão revelou Nunes, que segue andarilho no futebol (Foto: Divulgação)

Em 2003, houve surpresa na lista de campeões da Copa São Paulo. O Santo André desbancou o favoritismo do Palmeiras e, nos pênaltis, deu a volta olímpica. O Ramalhão contava com o faro de gol de Nunes (que também atuou por Vasco, Coritiba e atualmente está no futebol candango)  e com o promissor Tássio.

ROMA BARUERI - 1 título

Conquista do Roma Barueri ficou marcada por 'gatos' (Foto: Reprodução)

O itinerante Roma Barueri também fez sua graça na Copinha. O clube (que atualmente tem sede em Apucarana) arrancou um heroico 4 a 4 contra o São Paulo e, depois, venceu nos pênaltis o São Paulo.

O time de empresários não tinha grandes estrelas e chamou atenção na competição por nomes como Gledson e Rogerinho. Porém, meses depois, sua conquista ficou maculada: foi descoberto que vários jogadores tinham idade adulterada, e o caso foi parar na CPI da Nike/CBF. O São Paulo chegou a cogitar a realização de outra final, mas a punição ficou restrita aos "gatos" da equipe.

LOUSANO PAULISTA - 1 título

Lousano Paulista: equipe de Jundiaí surpreendeu (Foto: Reprodução)

Em 1997, houve outra surpresa na Copa São Paulo de Futebol Júnior. O Lousano Paulista (hoje Paulista) derrubou, nos pênaltis, o favoritismo do Corinthians. A equipe de Jundiaí, comandada pelo técnico Giba, tinha como destaques Neno, Claudinho e Adelque.

AMÉRICA-MG - 1 título

Gilberto Silva e Evanílson estavam no elenco do América-MG (Foto: Reprodução)

O América-MG também consolidou sua força nas categorias de base em 1996. A equipe derrotou justamente um rival mineiro na decisão: o Cruzeiro. Naquela edição, o Coelho apresentou o pentacampeão mundial Gilberto Silva, o lateral-direito Evanílson, que seria campeão da Copa América de 1999 com a Seleção Brasileira,  além de William e Rinaldo. O clube, durante a história da Copa São Paulo, se notabilizou por apresentar Fred.

GUARANI - 1 título

Pitarelli e Luizão se consolidaram no Bugre de 1994 (Foto: Reprodução)

Campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior em 1994, o Guarani teve revelações que ganhariam destaque no futebol brasileiro. Da equipe que bateu o São Paulo na decisão, ganharam destaque o goleiro Pittarelli e o atacante Luizão. 

VASCO - 1 título

Vasco campeão de 1992 viu muitos jogadores vingarem (Foto: Reprodução)

Finalista da edição de 2019, o Vasco tenta seu segundo título na competição. O Cruz-Maltino já tinha sido campeão em 1992, justamente quando bateu o São Paulo nos pênaltis.

Além de Valdir, que foi artilheiro e autor do gol na decisão, ganharam espaço no futebol nomes como Leandro Ávila, Yan, Gian, Tinho, Alex e outro jogador que não disputou a final porque já estava entre os profissionais: Edmundo. Porém, o camisa 10 da equipe, Vitor Pereira, viu sua trajetória marcada por lesões.

JUVENTUS - 1 título

Moleque Travesso venceu Guarani na decisão (Foto: Reprodução)

No ano de 1985, o Juventus trouxe sua geração mais promissora. Da equipe que bateu o Guarani na decisão, o Moleque Travesso apresentou nomes como Rui, Paulinho, Raudinei, Marquinhos e Betinho.

MARÍLIA - 1 título

Tigrão foi o primeiro campeão do interior na história da competição (Foto: Reprodução)

O Marília entrou para a história em 1979, ao se tornar o primeiro time do interior de São Paulo a se sagrar campeão da Copinha. O Tigrão que bateu o Fluminense por 2 a 1 contava com nomes como Jair, Luís Silvio e Fernando.

Aproveite o nosso serviço de cupons para comprar mais barato em melhores lojas online do Brasil:

- cupons de desconto ClickBus
- cupons de desconto C&A
- promoções Amazon