Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Lembre atletas recordistas em participações no esporte mundial

Aos 41 anos, Formiga vai disputar a sétima Copa do Mundo da carreira, feito sem precedentes entre homens e mulheres. Veja outros recordes em diversas modalidades

Aos 41 anos, Formiga vai para a sétima Copa do Mundo (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)
Escrito por

O anúncio da lista de convocadas pelo  técnico Vadão para a disputa da Copa do Mundo feminina de Futebol, na França, realizada, na última quinta, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, estabeleceu um recorde sem precedentes entre homens e mulheres. Aos 41 anos, a meia Formiga vai disputar a sétima Copa do Mundo da carreira, em junho.

A baiana Miraildes Maciel Mota, nascida em Salvador, disputa os torneios ininterruptamente desde 1995, quando aconteceu a segunda das oito edições do Mundial. Em 2019, ela vai superar a chinesa Homare Sawa, que disputou seis Copas (entre 1995 e 2015). Relembre casos de atletas recordistas em participações nas diversas modalidades.

Lothar Matthäus

Matthäus disputou 25 partidas de Copa do Mundo (Foto: AFP)

O alemão Lothar Matthäus soma cinco participações em Copas do Mundo ao lado dos mexicanos Rafael Márquez (2002 a 2018) e Antonio Carbajal (1950 a 1966).  Matthäus é o líder isolado do  dos jogadores que mais disputaram partidas do torneio, do qual foi campeão na edição de 1990, com um total de 25 partidas.

Cafu

Cafu jogou três finais de Copa di Mundo (Foto: Reprodução)

O ex-lateral-direito Cafu é o único jogador na história do futebol a ter entrado em campo em três finais da Copa do Mundo: 1994, 1998 e 2002. O capitão do penta também é o brasileiro que mais mais vezes jogou nos Mundiais da Fifa, com 20 partidas. 

Tom Brady

Brady jogou nove Super Bowls (FOTO: Divulgação)

Além de seis títulos, Tom Brady é o atleta que mais jogou a o Super Bowl, a grande final do futebol americano. O quarterback esteve presente em nove decisões desde que foi selecionado para atuar pelo New Englando Patriots, há 19 anos. 

Ian Millar

Millar foi a dez Olimpíadas (Foto: Divulgação/Team Canada)

O cavaleiro canadense Ian Millar, hoje com 72 anos de idade, é o atleta que detém o recorde de participações em Jogos Olímpicos, com 10 no currículo entre Munique-1972, na Alemanha, e Londres-2012.

Jaqueline Mourão

Jaqueline já foi a seis Olimpíadas (Gustavo Harada/COB)

Jaqueline Mourão divide com Formiga o recorde de participação em Jogos Olímpicos entre mulheres brasileiras. Foram quatro de Inverno e duas de verão. Além de PyeongChang-2018, ela também esteve presente em Torino-2006, Vancouver-2010 e Sochi-2014. Já nas Olimpíadas de Verão, competiu no mountain bike em Atenas-2004 e Pequim-2008.

Robert Scheidt,  Torben Grael, Doda, Rodrigo Pessoa e Hugo Hoyama

(Foto: Jesus Renedo/SAILING ENERGY)

Entre os homens brasileiros, Robert Scheidt e Torben Grael, da vela; Doda e Rodrigo Pessoa, do hipismo; e Hugo Hoyama, do tênis de mesa dividem o recorde de participações em Jogos Olímpicos do Brasil, com seis cada um. 

Roger Federer

Federer já fez 154 decisões de ATP (Foto: Internazionali di Roma)

Além de recordista de títulos de Grand Slams entre os homens, Roger Federer é o tenista que mais disputou decisões da ATP na história. Foram 154 finais, que resultaram em 101 conquistas para o suíço. 

Stefanie Graf

Graf detém o recorde de semanas como número 1 (Foto: AFP)

Dona de 22 títulos de Grand Slams e uma das maiores tenistas da história, a alemã Stefanie Graf é a mulher que mais acumula semanas como a número 1 do ranking da WTA, com 337. Graf está à frente da tcheca Martina Navratilova, com 332 semanas no topo, e da americana Serena Williams, que já passou 319 como a melhor do mundo. 

Robert Parish

Parish é recordista de partidas na NBA (Foto: Divulgação/NBA)

No dia 6 de abril de 1996,  Robert Parish fez o seu jogo de número 1561 na NBA e passou Kareem Abdul-Jabbar para se tornar o jogador que mais fez partidas pela Liga norte-americana de basquete em todos os tempo. Em 21 temporadas atuou por Golden State Warriors, Boston Celtics, Charlotte Hornets e Chicago Bulls.