Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Guia L! da Copa do Mundo FIBA: veja os favoritos, craques e muito mais

Mundial será disputado na China. Brasil está no Grupo F e terá pela frente a Grécia do ala Giannis Antetokounmpo, atual MVP (Jogador Mais Valioso) da NBA<br>

Copa do Mundo FIBA reúne craques do basquete e briga pelo título promete emoção (Arte: Marina Cardoso/Lance!)
Escrito por

A Copa do Mundo de Basquete Masculino começa na madrugada deste sábado e o primeiro dia de competição terá a disputa de oito partidas. O torneio, que é organizado pela FIBA (Federação Internacional de Basquetebol), será realizado na China. A Seleção Brasileira participará e estreia no domingo, contra a Nova Zelândia, às 5h (de Brasília), em Nanjing. 

Atuais bicampeões e maiores vencedores do Mundial, com cinco títulos, os Estados Unidos chegam novamente com o favoritismo, mesmo sem as principais estrelas. Diferentemente do que aconteceu nas conquistas de 2010 e 2014, os americanos não terão vida fácil desta vez e apostam em jovens talentos e na experiência do técnico Gregg Popovich. 


Quem pode surpreender os Estados Unidos? Quem são os candidatos ao prêmio de MVP (Jogador Mais Valioso)? Como chega a Seleção Brasileira? O LANCE! mostra todos os destalhes da Copa do Mundo 2019 e responde todas essas perguntas. Confira! 

COMO CHEGA O BRASIL?

Didi foi selecionado recentemente para o New Orleans Pelicans, da NBA (Foto: Bellenger/IS/FFBB)

Comandada pelo técnico Aleksandar Petrovic, a Seleção Brasileira aposta na mescla entre veteranos e jovens. Atletas experientes como Marcelinho Huertas, Leandrinho, Alex Garcia, Marquinhos e Anderson Varejão, que possuem grande experiência no basquete norte-americano e europeu, irão dividir espaço com nomes promissores da nova geração como Yago, Bruno Caboclo, Cristiano Felício e Didi, que recentemente foi selecionado para a NBA.

Convocados do Brasil: Marcelinho Huertas, Rafael Luz e Yago (armadores); Marquinhos, Leandrinho, Didi e Vitor Benite (ala-armadores); Alex Garcia, Augusto Lima e Bruno Caboclo (alas); Cristiano Felício e Varejão (pivôs).

QUEM SÃO OS CANDIDATOS AO MVP?

Antetokounmpo é o atual MVP da NBA (Foto: Divulgação/Grécia)

A grande estrela do Mundial da China é o grego Giannis Antetokounmpo, de 24 anos. O atual MVP da NBA é o favorito na briga pelo prêmio de melhor jogador do torneio. Além do astro da Grécia, o ala-pivô sérvio Nikola Jokic e o armador americano Kemba Walker completam a lista de candidatos.

QUEM PODE AMEAÇAR OS ESTADOS UNIDOS?

Sérvia foi medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio e aposta as fichas em Nikola Jokic (Foto: Divulgação/Sérvia)

Medalhista de prata nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016, a Sérvia é a principal candidata a derrubar o reinado dos Estados Unidos, que conquistou o Mundial nas últimas duas edições. Após quase vencerem os americanos no Rio, os sérvios terão uma nova oportunidade de mostrarem o seu valor e, desta vez, a seleção americana não terá os principais astros. O destaque da equipe é o ala-pivô Nikola Jokic. 

ATUAIS CAMPEÕES ENFRAQUECIDOS?

Estados Unidos é o atual bicampeão mundial (Foto: Divulgação/USA)

Atual tricampeão olímpico e bicampeão mundial, a seleção americana terá que lidar com uma realidade diferente no Mundial da China. Após o fim da era sob o comando do técnico Mike Krzyzewski, os Estados Unidos buscam se adaptar ao novo treinador Gregg Popovich. 

Alem disso, os americanos terão que superar as ausências das grandes estrelas e apostarão suas fichas na juventude de atletas como o ala-armador Donovan Mitchell e o ala Jayson Tatum. O grande líder desta vez será o armador Kemba Walker, que recentemente se juntou a Tatum no Boston Celtics.

Mesmo sem as principais estrelas, os Estados Unidos ainda são os favoritos na briga pelo titulo mundial. Os americanos são os maiores medalhistas no total (12) e lideram em ouro (5) - empatados com a Iugoslávia, que não alcança o pódio desde 2002 quando foram os campeões.