Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Brasileirão 2019: Atual vice-campeão e reforçado, Flamengo mira o título

Sem apresentar grande futebol nos primeiros meses da temporada, Rubro-Negro entra no Campeonato Brasileiro como um dos favoritos ao título, muito por conta dos investimentos

Bruno Henrique, Arrascaeta, Cuéllar... Elenco do Flamengo reúne grandes nomes (Foto: Alexandre Vidal/ Flamengo)
Escrito por

O Flamengo inicia o Campeonato Brasileiro com um objetivo bem definido: conquistar o título. Após o vice-campeonato na última temporada, o Rubro-Negro trouxe reforços e, com um elenco estrelado à disposição de Abel Braga, quer voltar a levantar o troféu no ano em que o hexa completa dez anos. A estreia será neste sábado, às 21h, diante do Cruzeiro no Estádio do Maracanã.

- BRASILEIRÃO 2018: PLANEJAMENTO CUSTOU O TÍTULO?

Dorival assumiu o Flamengo na reta final do Brasileirão de 2018, mas a equipe terminou como vice-campeão (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

A expectativa em 2018 era de que o Flamengo brigasse pelo título. Ao fim do Brasileirão, o time ficou com o segundo lugar, oito pontos atrás do Palmeiras, mas o sentimento ao término do torneio é de que o título do Verdão não foi ameaçado pelo clube da Gávea, que ficou uma rodada a mais na liderança do que o rival (13 a 12), deixando um gosto de frustração para os rubro-negros.

A falta de planejamento foi determinante para a oscilação apresentada pelo time. Primeiro, iniciou o Brasileiro sob o comando de Maurício Barbieri, ainda como interino. Com os bons resultados, o auxiliar foi efetivado, mas, após a Copa do Mundo, o treinador - sem o respaldo da direção - não priorizou um ou outro torneio e, com o ano ruim de atletas como Geuvânio e Marlos, acabou perdendo a liderança. A diretoria optou por nova mudança no comando da equipe: Dorival Júnior assumiu faltando 12 rodadas, o Flamengo voltou a atuar bem e foi vice-campeão, mas não passou perto de ameaçar o líder Palmeiras.

- ATRÁS DO HEPTACAMPEONATO

Nação acredita no título do Brasileirão (Foto: Celso Pupo/Fotoarena)

Os investimentos feitos pela diretoria, a ausência de conquistas expressivas recentes e o elenco reforçado em relação ao último ano tornam o Flamengo um dos favoritos ao título do Campeonato Brasileiro em 2019. Caberá ao técnico Abel Braga e aos jogadores, em especial os mais renomados, colocar em campo a qualidade e obter os resultados esperados. Caso o time da Gávea não termine o ano brigando pelo hepta, será outra frustração para a Nação.

- DESEQUILÍBRIO ENTRE DEFESA E ATAQUE

Abel e o elenco no Ninho do Urubu (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Para 2019, o Flamengo foi ao mercado e investiu mais de R$ 100 milhões nas contratações do zagueiro Rodrigo Caio, do meia Arrascaeta e dos atacantes Bruno Henrique e Gabigol. Os quatro adaptaram-se rapidamente ao time e, hoje, são titulares da equipe, a qualificando ainda mais em relação a 2018.

O problema, contudo, segue sendo o desequilíbrio entre as opções para a defesa e ataque. Os laterais (Rodinei, Pará e Trauco)  são questionados.  A exceção é Renê. A dupla formada por Léo Duarte e Rodrigo Caio faz boa temporada, mas os reservas - Thuler e Rhodolfo - também estão em um patamar abaixo dos titulares. Por isso, a diretoria prioriza a chegada de reforços para o setor defensivo. Rafinha, do Bayern de Munique (ALE), tem negociações avançadas e a vinda de mais um zagueiro não é descartada.

- CONFIRA O TIME-BASE

Elenco oferece boas opções a Abelão Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

A equipe base do Flamengo em 2019 está formada com: Diego Alves; Pará, Léo Duarte, Rodrigo Caio e Renê; Cuéllar, Willian Arão e Everton Ribeiro; Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol. Entretanto, o técnico Abel Braga conta com nomes importantes entre os reservas - como o camisa 10 Diego e o atacante Vitinho - e, como já fez nos primeiros meses do ano, pode fazer alterações na equipe a cada rodada, levanto em conta a condição física dos atletas e os adversários.

- A TABELA DO FLAMENGO ANTES DA COPA AMÉRICA

Flamengo atua no Maraca cinco vezes antes da Copa América (Foto: Alexandre Vidal / Flamengo)

Flamengo x Cruzeiro - 27 de abril, às 21h, no Maracanã
Internacional x Flamengo - 1º de maio, às 16h, no Beira-Rio
São Paulo x Flamengo - 5 de maio, às 16h, no Morumbi
Flamengo x Chapecoense - 12 de maio, às 11h, no Maracanã
Atlético-MG x Flamengo - 18 de maio, às 19h, no Independência
Flamengo x Athletico - 26 de maio, às 16h, no Maracanã
Flamengo x Fortaleza - 1º de junho, às 19h, no Maracanã
Fluminense x Flamengo - 8 de junho, às 19h, no Maracanã
CSA x Flamengo - 12 de junho, às 21h30, no Rei Pelé

- OPINIÃO DO SETORISTA

Flamengo tem grandes nomes, os quais precisam provar seus valores sob o comando de Abel Braga (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

"Assim como nas demais competições que disputa, o Flamengo de 2019 entra no Campeonato Brasileiro com a pressão de ser um dos favoritos ao título. As cifras que envolvem o estrelado elenco deixam o time de Abel Braga nesta condição, apesar da equipe não ter apresentado grande futebol neste ano.

O Carioca não serve de parâmetro e, na Libertadores, faltou padrão ao Fla nos grandes desafios. A partir de agora, a cobrança sobre o trabalho do treinador aumentará. Abel e os principais jogadores precisam apresentar resultados - e futebol - se quiserem terminar o ano com o título desejado pela torcida."


Matheus Dantas, setorista do Flamengo pelo LANCE!.