Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

De promessa na Europa ao doping: os 10 momentos da carreira de Guerrero

Jogador teve seu melhor momento no Corinthians, quando fez o gol do titulo Mundial em 2012. Ele também defendeu Bayern de Munique, Hamburgo, Fla, e segue no Inter

Guerrero defenderá o Internacional em 2019. (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Escrito por

Paolo Guerrero foi para a Europa muito novo, após despontar nas categorias de base do Allianza Lima, do Peru. Promessa do Bayern de Munique, o atacante alcançou o auge da carreira no Brasil após marcar o gol do título mundial do Corinthians, em 2012. Mas nem só de alegrias viveu o astro em sua carreira.

Flamengo, doping, Copa do Mundo, Internacional... o LANCE! separou 10 momentos da carreira do astro peruano. Confira

BASE NO ALLIANZA LIMA, DO PERU

Guerrero com a camisa do Allianza Lima, do Peru  (Foto: Divulgação)

Guerrero começou no futebol nas categorias de base do Allianza Lima, chegando a marcar mais de 200 gols pela equipe infanto-juvenil. A permanência da joia do futebol peruano não permaneceria no país por muito tempo. O jogador deixou o clube em 2002 rumo ao Bayern de Munique.

JUVENTUDE NO BAYERN DE MUNIQUE

Guerrero chegou a jogar no time B do Bayern. (Foto: Divulgação)

No time B do Bayern de Munique, Guerrero marcou 49 gols em 68 jogos e foi promovido para a equipe principal na temporada 2004-05. Mesmo sem o mesmo sucesso no time de cima, Guerrero marcou 13 gols em 44 jogos e participou da conquista de dois Alemães, uma Taça da Liga Alemã e uma Copa da Alemanha. O peruano se transferiu para o Hamburgo na temporada 2006-07.

CINCO TEMPORADAS NO HAMBURGO

Guerrero, em atuação pelo Hamburgo (Foto: Divulgação)

O jogador defendeu o Hamburgo de 2006 a 2011 e marcou 52 gols em 183 jogos. Seu primeiro ano no clube alemão foi marcado por uma grave lesão, que o tirou de metade da temporada. Após se recuperar, ficou na reserva e só conseguiu se consolidar como titular em 2008.

NO LUGAR CERTO, NA HORA CERTA

Guerrero, em apresentação no Corinthians (Foto: Divulgação)

Em 2012, Guerrero chegou ao Corinthians por R$ 7,5 milhões, para atuar por três temporadas. No clube paulista, o peruano viveu o momento mais glorioso de sua carreira ao marcar o gol do título Mundial do Timão.

DE CABEÇA, GUERRERO FAZ HISTÓRIA NO TIMÃO

Gol contra o Chelsea, na final do Mundial. (Foto: Divulgação)

No Mundial Interclubes de 2012, Guerreiro marcou os únicos gols da equipe durante o torneio. Os dois de cabeça. Em 12 de dezembro, na semifinal contra o Al-Ahly do Egito e no dia 16 de dezembro, contra o Chelsea. Com o feito, o jogador marcou de vez seu nome na história do Timão.

CRAQUE DO BRASILEIRÃO

Jogador recebe a premiação de seleção do campeonato. (Foto: Divulgação/CBF)

Paolo Guerrero foi eleito para a seleção do Campeonato Brasileirão de 2014, ao lado de Diego Tardelli. Durante aquele ano, o peruano marcou 16 gols em 45 jogos com a camisa do Corinthians. 

CHEGADA AO FLAMENGO

Apresentação no Flamengo, em 2015. (Foto: Divulgação)

Guerrero assinou com o Flamengo por três anos em 2015. O peruano viveu altos e baixos pelo Rubro-Negro e conquistou o Campeonato Carioca de 2017. O jogador vestiu a camisa do Flamengo em 112 ocasiões, marcando 43 gols. No fim de 2018, deixou a equipe carioca.

PROBLEMAS COM DOPING

Caso de doping corre desde 2017. (Foto: Divulgação)

No início de novembro de 2017, a Federação Peruana informou que a Fifa tinha enviado comunicado suspendendo o atacante por 30 dias, referente a um "resultado analítico adverso" no exame antidoping realizado após partida entre Peru e Argentina nas Eliminatórias da Copa do Mundo.

No dia 8 de novembro de 2017, foi anunciado que Guerrero estava suspenso do futebol pelo período de um ano. Após recurso de seus advogados, a pena do jogador foi diminuída para seis meses. A Agência Mundial Antidopagem (WADA) mostrou não concordar com a punição original de um ano (reduzida para seis meses) e pediu para que a pena fosse estendida por dois anos.

O Tribunal Arbitral Superior (TAS) acatou parcialmente o pedido e aumentou a pena para 14 meses, o que impediria Guerrero de defender a seleção do Peru na Copa do Mundo da FIFA de 2018, na Rússia.

EFEITO SUSPENSIVO

Guerrero marcou um gol na Copa da Rússia. (Foto: Divulgação)

A nova pena que impediria a participação de Guerrero na Copa mexeu com o mundo do futebol e fez  com que um grupo de jogadores se mobilizasse pedindo a liberação do jogador para atuar no torneio. Guerrero encaminhou seu caso à Justiça Comum da Suíça, que lhe concedeu um efeito suspensivo.

A medida foi apenas provisória, mas liberou o atacante para disputar a Copa do Mundo da Rússia com a seleção do Peru; o TAS não se opôs ao recurso do peruano. Ainda restavam oito meses para o fim da pena.

Guerrero participou da campanha peruana na Copa e marcou seu primeiro gol, contra a Austrália,no último jogo da equipe na competição. O Peru foi eliminado na primeira fase.

APRESENTAÇÃO NO INTER

Peruano já tem data pra voltar a atuar. (Foto: Divulgação)

Em meio ao efeito suspensivo de sua pena, Guerrero deixou o Flamengo e foi transferido ao Internacional, com contrato que garantia a suspensão do vínculo caso o jogador não pudesse atuar. E foi o que aconteceu. A Justiça da Suíça revogou o efeito suspensivo da pena de Guerrero e o atleta foi obrigado a cumprir os oito meses restantes de sua suspensão. 

Através do site oficial, o Internacional comunicou, na última terça-feira, que, após consulta à Wada e Fifa, o atacante estava liberado para voltar aos gramados no dia 5 de abril. Porém, antes disso, o peruano começa a trabalhar com o elenco no CT Parque Gigante a partir da próxima terça-feira.