Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Os 5 destaques da magra vitória do Botafogo sobre o Fortaleza, no Niltão

Time de Eduardo Barroca não conseguiu ser constante em mais um duelo caseiro, porém chegou a outra vitória no Nilton Santos. Veja os principais fatores positivos do triunfo

Alex Santana foi o autor do gol da vitória alvinegra (Foto: Alexandre Loureiro/Eleven/Lancepress!)
Escrito por

O Botafogo voltou a jogar em casa no Campeonato Brasileiro, pela segunda vez consecutiva. Assim como se deu contra o Bahia, o time de Eduardo Barroca fez o dever de casa e conquistou os três pontos, no Nilton Santos. O jogo deste domingo contou com gol de Alex Santana, na magra vitória por 1 a 0 sobre o Fortaleza, de Rogério Ceni, para um público na casa dos 13 mil torcedores. 

Agora, o Alvinegro chega a seis pontos em nove possíveis e já mira o Fluminense, no próximo sábado. A respeito do confronto sobre o Leão, o LANCE! destaca cinco fatores relevantes durante os 90 minutos da partida. Veja:

RODAGEM PARA O SETOR OFENSIVO

Na frente, Erik se destacou enquanto teve fôlego (Foto: Magalhães Jr/PhotoPress/Lancepress!)

O Botafogo repetiu o sistema ofensivo que conquistou a vitória diante do Bahia, no mesmo Nilton Santos, na última quinta. A ideia de Barroca foi dar rodagem ao sistema e fazer com que as peças se encaixassem por um time mais efetivo e que saiba potencializar a posse de bola. 

O técnico alvinegro montou o time com Bochecha e Cícero responsáveis pela saída da bola, João Paulo mais à frente e,, se aproximando da referência Diego Souza e Gilson, no apoio, enquanto Rodrigo Pimpão e Erik iniciaram abertos. Enquanto a equipe teve fôlego e constância, boas ações foram construídas. 

(BOA) ESTREIA DE FERNANDO

Fernando estreou pelos profissionais (Foto: Reprodução / Twitter BFR)

Com a sequência de partidas, Eduardo Barroca optou por deixar Marcinho, muito contestado pela torcida ultimamente, no banco de reservas. Assim, deu a inédita oportunidade a Fernando Costanza, também da base alvinegra e ainda mais jovem do que o concorrente (20 anos).

Fernando estava emprestado ao Lille e foi chamado pelo então técnico Zé Ricardo para retornar ao clube e compor o desfalcado setor. Na chance deste domingo, o defensor foi seguro, participou bem do apoio, embora não tenha tido liberdade na linha de fundo, e saiu aplaudido, desgastado, no início do segundo tempo. Mostrou que pode colaborar quando acionado novamente.

ERIK EM SUA MELHOR VERSÃO

As arrancadas de Erik foram uma atração à parte (Foto: Alexandre Loureiro/Eleven/Lancepress!)

Artilheiro do Botafogo nesta temporada, Erik deu muito trabalho à defesa tricolor. No seu melhor estilo, construiu a principal jogada da etapa inicial, quando arrancou da direita, deu uma caneta e foi parar na frente do gol; Felipe Alves defendeu e evitou o que seria um golaço do camisa 11.

Erik ainda esteve perto de ir à rede, só que de uma maneira que estamos pouco habituados: ganhando de cabeça, pelo alto, quando também parou em mais uma linda defesa de Felipe. No segundo tempo, novamente com outra colaboração de Diego, ocorreu o mesmo - no rebote, Alex Santana guardou.

ALEX SANTANA RATIFICA O SEU VALOR

Alex marcou o seu 6º gol no ano (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

O segundo tempo era moroso e de pouca efetividade dos dois lados. Barroca, com isso, abriu mão da cadência (ao tirar Bochecha) e chamou Alex Santana, que contribui mais para a transição ofensiva, finalização de fora e infiltração na área. E o camisa 16, de cara, mostrou a que veio. 

Na casa dos 25 minutos da etapa final, Alex Santana aproveitou o rebote de Felipe Alves, que realizara outra grande defesa, e abriu o placar no Nilton Santos. Certamente, a sua entrada como protagonista faz Barroca coçar a cabeça para o próximo jogo, já que o meio-campista era o titular do time até sofrer uma lesão muscular. Veremos o que fará o comandante. 

DEFESA NÃO É VAZADA

Defesa evoluiu: méritos de Barroca (Foto: Vítor Silva/Botafogo)

Ao LANCE!, em entrevista publicada neste domingo, Carli respondeu um questionamento que a nossa reportagem fez a respeito do Botafogo: por que o time de Barroca havia levado quatro gols em dois jogos? O capitão alertou para falhas coletivas, naturais neste início de trabalho, e assegurou que já haveria evolução neste domingo, diante do Fortaleza. 

De fato, o sistema defensivo do Glorioso apresentou uma melhora considerável, tanto que não ficou exposto e segurou a velocidade do ataque rival. O destaque ficou por conta de Gabriel, que venceu praticamente todos os duelos individuais. Desta vez, vitória pelo placar mínimo, pouco volume, sem sofrer muitos sustos e sem ser vazado. O saldo da tarde foi positivo.