Conhecendo o elenco: clubes cariocas começam rodar os times

No momento inicial da temporada, técnicos começam a conhecer os elencos e procuram soluções dentro dos próprios elencos.

Valentim já usou a maioria dos seus atletas, ainda aproveitou muitos jogadores da base (Foto: Rafael Ribeiro/Vasco)
Escrito por

Ter noção completa do elenco é o que todo treinador busca. Saber os melhores jogadores para cada momento, entender os pontos fortes e fracos do elenco. Vantagens não faltam para o comandante conhecer seus comandados, até mesmo para não se desperdiçar um jovem talento ou pedir uma contratação desnecessária.

No futebol carioca, a crise financeira da maioria dos clubes impede que grandes elencos recheados sejam formados e esse período de testes é muito importante. Cria da base, o lateral Jonathan acabou virando titular do Botafogo durante o ano. O discreto Lucas Mineiro se tornou peça essencial do Vasco. No Fluminense, Mascarenhas voltou e tomou conta da posição. Casos não faltam.

Abel Braga, Zé Ricardo, Alberto Valentim e Fernando Diniz. Entre os quatro principais técnicos do futebol carioca, você sabe qual mais testou jogadores do seu elenco? E jogadores da base? A gente te conta!

VASCO DA GAMA

Jogadores utilizados: 30
Jogadores da base: 11

BOTAFOGO

Zé Ricardo já conseguiu soluções no próprio elenco (Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Jogadores utilizados: 27
Jogadores da base: 8

FLAMENGO

Abel conta com o elenco mais estrelado (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Jogadores utilizados: 27
Jogadores da base: 8

FLUMINENSE

Diniz vem tentando dar seguimento ao seu elenco (MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC)

Jogadores utilizados: 26
Jogadores da base:
7