Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Começo meteórico e identificação: os momentos marcantes de Erik no Bota

Atacante chegou sem holofotes, mas, com seguidas atuações convincentes, logo conquistou o 'amor' dos torcedores; emocionado, atleta se despediu para o futebol japonês

Erik marcou 14 gols pelo Botafogo (Foto: Vítor Silva/SS Press/Botafogo)
Escrito por

Gols, boa relação com os jogadores e com os torcedores e uma doída despedida. Após 46 jogos e 14 gols marcados, Erik se despediu do Botafogo na última sexta-feira para se transferir ao Yokohama Marinos, do Japão. O Glorioso não conseguiu cobrir a proposta salarial feita pela equipe asiática, que assinou com o atacante por empréstimo até 2020.

A transferência de Erik pegou os dirigentes do Botafogo de surpresa. Havia uma cláusula de liberação junto ao Palmeiras, dono dos direitos federativos, se chegasse uma proposta do exterior. O LANCE! relembra pontos destacáveis da passagem do atacante pelo Alvinegro.

ESTREIA

Erik em sua primeira partida (Foto: Vítor Silva/SS Press/Botafogo)

Após uma passagem sem brilhos no Atlético-MG, que havia contratado Erik no início de 2018 por empréstimo junto ao Palmeiras, o Botafogo viu a oportunidade de mercado e negociou com o Verdão uma nova cessão do atacante, que chegou ao Alvinegro em agosto.

O primeiro jogo de Erik pelo Botafogo ocorreu no dia 25 de agosto, contra o Sport, no Estádio Nilton Santos, na 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi, logo, titular sob o comando de Zé Ricardo e atuou os 90 minutos, ajudando o Alvinegro a conquistar uma vitória por 2 a 0.

PRIMEIRO GOL

Erik, com a 11, balançou as redes em Salvador (Foto:Romildo de Jesus)

O primeiro gol demorou seis jogos para acontecer. No dia 29 de setembro, Erik balançou as redes e foi fundamental para a virada do Botafogo sobre o Vitória, no triunfo pro 4 a 3 no Barradão. Na ocasião, foi um resultado essencial para a equipe comandada por Zé Ricardo, que fugia da zona de rebaixamento.

Antes disso, Erik já se mostrava importante para o funcionamento do Botafogo. Sempre pelo lado direito do campo, o atacante havia contribuído com o passe que garantiu a vitória do Alvinegro sobre o Cruzeiro e, contra o próprio Vitória, participou de três dos quatro gols marcados pelo Alvinegro. Aos poucos, o jogador mostrava sua importância para o clube de General Severiano.

DECISIVO CONTRA O FLAMENGO

Erik fez gol contra o Rubro-Negro (Foto: Vítor Silva/SS Press/Botafogo)

A importância de Erik talvez tenha sido confirmada no clássico contra o Flamengo, no dia 10 de novembro. O clássico realizado no Estádio Nilton Santos teve participação essencial do camisa 11, que abriu o placar para o Botafogo, que saiu de campo vitorioso, por 2 a 0.

O duelo evidenciou a principal qualidade de Erik: a velocidade. O primeiro gol do Glorioso nasceu de uma arrancada do atacante, que deixou Réver para trás antes de finalizar para o fundo das redes.

FUNDAMENTAL NO SEGUNDO SEMESTRE

Atacante foi peça essencial no time de Zé Ricardo (Foto: Vítor Silva/SSPress/Botafogo)

Entre assistências, gols e arrancadas, Erik terminou a última temporada em alta. A contratação do atacante foi essencial para o Botafogo se livrar do risco de rebaixamento e ainda chegar a sonhar com uma vaga na Taça Libertadores, por conta da sequência de resultados positivos no segundo semestre do Campeonato Brasileiro.

Com Erik, o Botafogo ganhou uma opção ofensiva de perigo. A torcida, por sua vez, se 'apaixonou' pelo atacante, que se tornou imprescindível na equipe. O camisa 11 havia recuperado o futebol que o consagrara no Goiás, em 2014.

SAÍDA? DESEJO FALOU MAIS ALTO

Erik voltando ao Botafogo (Foto: Divulgação)

O tamanho sucesso de Erik no fim de 2018 fez o Palmeiras desejar o retorno do jogador para o elenco principal na atual temporada. O atacante, inclusive, iniciou a pré-temporada com o Verdão, dono dos direitos federativos do atleta.

A vontade de Erik, porém, era retornar ao Rio de Janeiro. E o desejo do atacante foi fundamental para um novo empréstimo envolvendo Botafogo e Palmeiras. Sem envolver nenhum tipo de custo, o atacante, apesar de conversas com Luiz Felipe Scolari e Alexandre Mattos, retornou ao Alvinegro no início de 2019.

BRILHO INTERNACIONAL

Erik é o artilheiro da Sul-Americana (Foto:Vitor Silva/SSPress/Botafogo)

Erik conseguiu manter a boa fase de 2018 no início da atual temporada. Tal desempenho, inclusive, foi destacado ainda mais na Copa Sul-Americana. Erik foi fundamental nos confrontos diante do Defensa y Justicia - à época, o vice-líder do Campeonato Argentino.

Na partida realizada no Estádio Nilton Santos, primeiro jogo do duelo, Erik fez, nos minutos finais, o gol da vitória com uma finalização de longa distância. Na Argentina, repetiu a dose para garantir a classificação do Alvinegro. Contra o Sol de América, do Paraguai, na fase seguinte, foram mais dois gols - somados os duelos -, que colocaram o camisa 11 como artilheiro da competição internacional, com quatro tentos.

DESPEDIDA EMOCIONANTE

Erik se emociona em despedida (Foto: Reprodução/BotafogoTV)

Apesar de amargar atuações irregulares nas últimas partidas pelo Botafogo, a passagem de Erik pelo Alvinegro é, em termos gerais, muito positiva. Não à toa, a notícia de sua venda surpreendeu a todos dentro do clube, mas o jogador recebeu uma proposta, em termos financeiros, irrecusável. A emoção do camisa 11 em sua despedida explica com precisão como foi esta relação.

- De todos os clubes que eu já passei, esse foi o que eu fui mais feliz até hoje. Queria muito poder retribuir de uma forma melhor ainda, mas sei que Deus tem sempre o melhor para a gente. Eu vou estar torcendo, do fundo do meu coração, por esse clube e todos vocês, vou estar torcendo mesmo. Quando tiver jogo, independente do horário, estarei torcendo por vocês - afirmou, em vídeo divulgado pela "BotafogoTV"