Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Bom início e queda: veja os números de Fernando Diniz como técnico

Ex-treinador do Fluminense já passou por clubes como Audax, Athletico-PR, Botafogo-SP entre outros

Fernando Diniz foi demitido do Fluminense após derrota diante do CSA (Foto: Marcello Dias/Eleven/Lancepress!)
Escrito por

A experiência de Fernando Diniz no Fluminense não foi a das melhores. Após apenas três vitórias em 15 partidas no Campeonato Brasileiro, o clube e o técnico encerraram o contrato na última segunda-feira (19). Embora seu aproveitamento na equipe carioca tenha deixado a desejar, há alguns pontos em sua carreira que merecem destaque.

Confira abaixo a trajetória de Fernando Diniz desde o começo da carreira como treinador.

VOTORATY-SP

Fernando Diniz em seu primeiro clube como técnico (Imagem: Divulgação/FPF)

Logo depois de pendurar as chuteiras, em 2008, virou treinador e dirigiu o Votoraty-SP até 2010. Diniz colheu bons frutos do trabalho em frente à equipe do interior de São Paulo, como o título da Série A3 do Campeonato Paulista de 2009 e a Copa Paulista de 2009, que garantiu a vaga para a Copa do Brasil de 2010, campeonato em que acabou sendo eliminado na segunda fase pelo Grêmio, perdendo de 3 a 0.


PAULISTA-SP
32 jogos: 14 vitórias, 9 empates e 9 derrotas

Fernando Diniz sob o comando do Paulista (Foto: Divulgação/Paulista)

Em 2010 voltou a ganhar a Copa Paulista de Futebol pelo Paulista-SP, garantindo o bi-campeonato da equipe que comandou até 2011.


BOTAFOGO-SP
​4 jogos: 1 vitória e 3 derrotas

O técnico teve apenas quatro partidas pela equipe de Ribeirão Preto (Foto: Rafael Martinez/Botafogo-SP)

Diniz foi chamado para treinar o Botafogo-SP logo depois de comandar o Paulista-SP, porém teve uma breve passagem por Ribeirão Preto, sendo demitido após disputar apenas quatro jogos.


ATLÉTICO SOROCABA
45 jogos: 24 vitórias, 8 empates, 13 derrotas

Fernando Diniz pelo Atlético Sorocaba (Foto: Reprodução)

No fim de 2011, Fernando Diniz recebeu o convite de comandar a equipe do Atlético Sorocaba. No clube, alcançou a terceira colocação na série A2 de 2012 do Campeonato Paulista, porém foi demitido antes de disputar a primeira divisão do torneio no ano seguinte, quando foi eliminado da Copa Paulista de 2012.


AUDAX
112 jogos: 50 vitórias, 31 derrotas e 31 empates

Fernando Diniz foi técnico do Audax por quase cinco anos (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Em 2012, o técnico mineiro recebeu o convite para comandar o Audax-SP, onde ficou no comando do time durante quase cinco anos. Foram 112 jogos com 50 vitórias, 31 empates e 31 derrotas. Diniz foi responsável na disputa pela primeira divisão do Campeonato Paulista durante quatro temporadas, tendo grande destaque na campanha de 2016, quando foi vice-campeão do torneio, derrotado pelo Santos na final. Em todo o período como técnico da equipe de Osasco, teve um aproveitamento de 51%.

Em 2017, no anúncio de seu desligamento do Audax, o técnico publicou uma nota agradecendo o clube: "Durante esses quase cinco anos, o Audax foi, na verdade, a concretização de um lindo sonho. O sonho de formar gente para jogar diferente."


PARANÁ
17 jogos: 7 vitórias, 3 empates e 7 derrotas

Fernando Diniz pelo Paraná Clube (Foto: Reprodução/RPC)

Diniz teve uma breve passagem pelo Paraná Clube enquanto comandava o Audax. Foi chamado em julho de 2015 para substituir Nedo Xavier durante a Série B. Foram 82 dias como técnico da equipe, com 17 jogos, sete vitórias, três empates e sete derrotas. Quando demitido, afirmou ter sido traído pela diretoria da época.


OESTE
37 jogos: 9 vitórias, 16 empates e 12 derrotas

Fernando Diniz como técnico do Oeste (Foto: Miguel Schincariol/Lancepress!)

Diniz trabalhou no Oeste logo após um semestre com boa campanha pelo Audax, que garantiu o vice-campeonato Paulista em 2016. Foram dias de agonia em que o time precisou lutar para não ser rebaixado para a série C do Campeonato Brasileiro, em que terminou na 16ª posição na tabela geral. No fim, foram 37 jogos, apenas 9 vitórias, 16 empates e 12 derrotas.


ATLÉTICO-PR
21 jogos: 5 vitórias, 7 empates e 9 derrotas

Fernando Diniz sob comando do Atlético-PR (Foto: Miguel Locatelli/ Site oficial)

Aceitou o convite para ser técnico do Guarani em novembro de 2017 e permaneceu até janeiro de 2018, quando foi contratado pelo Atlético-PR. Diniz permaneceu no clube paranaense até junho daquele ano, mas foi demitido após péssimos resultados. No momento de seu desligamento, o Furacão ocupava a penúltima posição na tabela do Campeonato Brasileiro, durante o recesso para a Copa do Mundo na Rússia.


FLUMINENSE
​44 jogos: 18 vitórias, 11 empates e 15 derrotas

Diniz em coletiva pelo Fluminense (Foto: Lucas Merçon / Fluminense F.C.)

No fim do ano, Fernando Diniz foi anunciado como o novo treinador do Fluminense, disputando sua primeira competição em 2019. Mesmo com altas críticas pelo seu estilo de jogo, recebeu o prêmio de Melhor Treinador no fim do Campeonato Carioca.

No Campeonato Brasileiro, o treinador entrega uma péssima campanha para o time carioca. Foi demitido após uma derrota para o CSA por 1 a 0 que levou o Fluminense a entrar na zona de rebaixamento. Em 2019, o tricolor marcou 71 gols, sofreu 48, sendo até então a segunda pior defesa do torneio, ficando atrás apenas da Chapecoense.