Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Briga pela artilharia do ano no Brasil começa forte; veja o ranking

Dois jogadores dividem a liderança, mas seguem com concorrentes muito próximos

Ricardo Oliveira tem 5 gols em 2019 (Foto: Alessandra Torres/Agência Eleven)
Escrito por

A temporada 2019 mal começou - a maioria dos Estaduais estão em sua 4ª rodada - e alguns dos principais goleadores do Brasil, entre os que atuam em equipes da Série A do Brasileirão, já despontam na artilharia do ano no país. Alguns, inclusive, com média superior a de um gol por partida disputada. 

Entre os dez jogadores que mais vezes estufaram as redes estão alguns velhos nomes conhecidos, como o de Ricardo Oliveira, do Atlético Mineiro, e também novidades, como o colombiano Yony González, contratado pelo Fluminense no início do ano. Em 2018, quem liderou foi Gabigol, do Santos, que hoje veste a camisa do Flamengo mas ainda não marcou. Confira o ranking (não computados os gols em jogos amistosos): 

1º - RICARDO OLIVEIRA - ATLÉTICO-MG - 5 GOLS

Ricardo Oliveira começou bem o ano (Divulgação Twitter)

Segundo maior artilheiro em atividade nos times da Série A do Brasileirão - atrás apenas de Fred, do Cruzeiro -  e terceiro goleador entre os clubes da elite em 2018, Ricardo Oliveira iniciou a temporada provando que é capaz de ter mais um ano no topo.

Aos 38 anos de idade, o experiente centroavante já deixou a sua marca cinco vezes em apenas três jogos pelo Atlético Mineiro na temporada. Contra o URT, nesta quarta-feira, na goleada do Galo por 4 a 0, o camisa 9 balançou as redes em duas oportunidades.

1º - GILBERTO - BAHIA - 5 GOLS

Gilberto é o artilheiro do Bahia (Foto: Felipe Oliveira/E.C. Bahia)

Quem divide a artilharia do ano no Brasil com Ricardo Oliveira é outro velho conhecido do torcedor: Gilberto. Ex-Internacional, Portuguesa, Vasco e São Paulo, o centroavante tem sido um dos destaques do Bahia em 2019.

Após marcar 9 vezes em 2018, o artilheiro já estufou as redes cinco vezes em apenas três jogos disputados nesta temporada com a camisa tricolor.

3º - YONY GONZÁLEZ - FLUMINENSE - 4 GOLS

Yony é uma das sensações do Carioca (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE)

Reforço da Série A que mais gols marcou até agora, Yony González é o artilheiro do Campeonato Carioca. Recém-contratado pelo Fluminense, o colombiano já balançou as redes quatro vezes em apenas três partidas disputadas.

Contra o Madureira, nesta quarta-feira, o atacante tricolor marcou um dos quatro gols do Flu na goleada por 4 a 0.

4º - MARRONY - VASCO - 3 GOLS

Marrony é o artilheiro do Vasco (Paulo Sérgio/Agência F8)

Enquanto os garotos vascaínos brilhavam na Copinha, chegando a final da competição sub-20 após 20 anos, Marrony, de 19 anos, brilhava nos profissionais. Em seu segundo ano como profissional, o jogador é vice-artilheiro do Carioca com três gols marcados.

Em 2018, o atacante do Vasco entrou em campo 13 vezes e balançou as redes apenas uma. Este anos, são três gols em três partidas. Um início promissor para o jovem artilheiro.

4º - MICHAEL - GOIÁS - 3 GOLS

Michael segue em alta no Goiás (Jamira Furlani/Avaí FC)

Um dos principais destaques do Goiás no acesso do clube à primeira divisão, Michael segue vivendo um bom momento pela equipe. Após marcar sete vezes em 2019, o atacante já balançou as redes em três oportunidades nesta temporada.

Aos 22 anos de idade, rápido e goleador, Michael é um dos fortes candidatos ao título de revelação do Brasileirão 2019.

4º - PATRICK FABIANO - CSA - 3 GOLS

Patrick Fabiano chegou este ano ao CSA (Divulgação CSA)

Pouco conhecido do público brasileiro, Patrick Fabiano retornou ao Brasil este ano para defender o CSA após oito temporadas no futebol árabe. Aos 31 anos de idade, o atacante tem passagens também pela Bolívia e pelo México, além de ter atuado pelo Athlético Paranaense, em 2011.

Agora, defendendo o clube alagoano, Patrick já marcou três gols em apenas quatro jogos. Um bom início de retorno para o atacante.

4º - FERNANDO URIBE - FLAMENGO - 3 GOLS

Uribe é o artilheiro do Fla (Gilvan de Souza/Flamengo)

Artilheiro do Flamengo na Florida Cup, com dois gols marcados, Uribe marcou, nesta terça-feira, o seu primeiro gol no Campeonato Carioca. Contra o Boavista, o colombiano anotou o seu terceiro tento em cinco partidas disputadas em 2019. 

Correndo por fora na briga pela titularidade no ataque rubro-negro, que conta ainda com Gabigol e Henrique Dourado, Uribe segue mostrando que pode ser útil no elenco comandado por Abel Braga.