Galeria Premium

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Alô, Tite! Medalhões do Flamengo vivem expectativa por convocação

Em alta na temporada, quinteto possuiu chances consideráveis de chamado nesta sexta-feira, quando Tite divulga a próxima lista para amistosos da Seleção, em setembro

Terá Flamengo na lista? Tite convocará os atletas nesta sexta-feira, dia 16 (Foto: Arte: Marina Cardoso/LANCE!)
Escrito por

O Flamengo vive a expectativa de representar a Seleção Brasileira nos dois próximos compromissos, os amistosos nos dias 6 e 10 de setembro, contra Colômbia e Peru, respectivamente. A convocação de Tite será já nesta sexta-feira, véspera do clássico entre Rubro-Negro e Vasco, pelo Brasileiro. 

O LANCE! listou cinco jogadores do Flamengo que possuem chances consideráveis em relação à primeira convocação do Brasil após o título da Copa América-2019, a ser realizada às 11h (de Brasília), na sede da CBF. Confira: 

RODRIGO CAIO

Caio não é convocado desde 2017 (Foto: A. Vidal/Flamengo)

Contestado pela torcida do São Paulo, Rodrigo Caio desembarcou no Flamengo após um investimento na casa dos R$ 22 milhões, em janeiro. Regular, eficiente e determinado em cada jogada, o zagueiro de 25 anos voltou a jogar no nível dos tempos iniciais de Tricolor, que o fizeram atuar em quatro jogos pelo Brasil.

No fim de maio, já com a conquista do Carioca e apoio dos flamenguistas, Caio disse não estar preocupado com os chamados de Tite. O técnico e a comissão técnica da Seleção, no entanto, já haviam indicado que o camisa 3 está no radar. Mesmo que esteja em recuperação de uma lesão na coxa esquerda, pode ser que o campeão olímpico apareça na próxima lista da Amarelinha.

FILIPE LUÍS

Filipe Luís esteve na Copa América-2019 (Foto: A. Vidal / Flamengo)

Este é nome garantido, caso não haja renovação no setor. Titular no início da vitoriosa campanha na Copa América-2019, Filipe Luís só não terminou o torneio entre os 11 por conta de uma lesão muscular. Por falar em questão física, o lateral-esquerdo de 34 anos já atuou pelo Flamengo em duas ocasiões, mas ainda não em 90 minutos.

Filipe soma 44 partidas pelo Brasil, com dois gols marcados. Pesa a favor do defensor ex-Atlético de Madrid, que não tem o talento de Marcelo, mas fez por onde merecer o seu espaço, o fato de o futebol europeu estar no início de temporada, não dando tempo para outro lateral-esquerdo ficar em evidência.

ÉVERTON RIBEIRO

Éverton não é chamado desde 2015 (Foto: Alexandre Vidal/Flamengo)

Contra o Grêmio, domingo último, olheiros da Seleção estiveram no Maracanã. De acordo com informações da repórter Gabriela Moreira, da Globo, o foco da observação atendia por Éverton Ribeiro. O meia iniciou no banco de reservas, entrou no fim e fechou o caixão tricolor, com um belo gol. E ele, convocado para a Copa América de 2015, comentou a respeito de uma possível volta: 

- Quem joga no Flamengo tem que estar preparado para a Seleção, ainda mais com a equipe bem nas competições. Os olheiros da Seleção estão vindo ver nossa equipe. Se puder ser convocado ficarei muito contente e por isso dou sempre o melhor em campo - disse o atleta de 30 anos.

BRUNO HENRIQUE

Bruno Henrique nunca foi convocado para a Seleção (Foto: AFP)

Vice-artilheiro do Flamengo na temporada, Bruno Henrique tem sido destaque desde a sua estreia. Até o momento, o atacante de 28 anos soma 15 gols em 35 partidas e está a quatro bolas na rede de fazer de 2019 o ano mais artilheiro de sua carreira. Já ventilado na Seleção Brasileira em 2017, o camisa 27 está ciente que uma hipotética convocação não seria surpresa. 

- Essa temporada que estou fazendo posso dizer que é a mesma que eu fiz em 2017, quando tive um grande ano pelo Santos e fui especulado para a Seleção Brasileira. Então, é continuar fazendo o que tenho feito pelo Flamengo, e acredito que a Seleção fica próxima. Quem trabalha, Deus ajuda. Se for agora, ou depois, será no tempo de Deus. Estou bem tranquilo, à vontade e contente aqui no Flamengo. Se vier a convocação, ficarei muito feliz. Caso não, seguirei trabalhando, pois sonhamos com grandes coisas esse ano no Flamengo - disse o atacante, em entrevista ao canal ESPN Brasil.

GABIGOL

Gabigol não é convocado desde 2016 (Foto: A. Vidal/Flamengo)

Principal jogador da "Era Jorge Jesus", Gabigol está retornando de lesão e, neste sábado, deve enfrentar o Vasco, após ficar de fora dos dois últimos jogos do Flamengo. Artilheiro do último Campeonato Brasileiro e atualmente o desta edição, o camisa 9 virou xodó dos rubro-negros em poucos dias. 

Já são 22 gols em 33 partidas nesta temporada. E, aos 22 anos, Gabigol, além da pouca idade, tem o fator convocações marcantes a seu favor. O atleta emprestado pela Inter de Milão foi campeão olímpico em 2016, assim como Rodrigo Caio, e já esteve na Seleção principal - disputou a Copa América-2016.

ÚLTIMA VEZ COM CONVOCADOS

Quarteto convocado em janeiro de 2017 (Foto: G. de Souza/Flamengo)

A última vez em que o Flamengo teve mais de um jogador convocado ocorreu no início de 2017, quando quatro rubro-negro foram chamados para o amistoso beneficente diante da Colômbia, no dia 25 de janeiro daquele ano, em homenagem às vítimas da tragédia com a Chapecoense, no Nilton Santos.

Na ocasião, Tite convocou o lateral-esquerdo Jorge, o volante Willian Arão, o meia Diego e o goleiro Muralha. Antes disso, só em 1989, para um amistoso, o Flamengo havia tido mais de um representante com a Amarelinha - Zé Carlos, Jorginho, Aldair, Zinho e Bebeto foram chamados por Sebastião Lazaroni.

O QUE PERDERIAM

Jesus pode ter desfalques no Brasileiro (Foto: A. Vidal / Flamengo)

Mais uma curiosidade, desta vez que interessa diretamente o atual cenário. O primeiro jogo da Seleção é dia 6 de setembro e, possivelmente, os atletas do futebol nacional se apresentarão um dia após a rodada do fim de semana anterior. O Flamengo, por exemplo, tem o aguardado duelo diante do Palmeiras, no dia 1º de setembro (domingo), no Maracanã. 

Assim, é provável que jogadores do Flamengo, em caso de convocação, não possam atuar somente contra o Avaí, pela 18ª rodada, no dia 7, na Ressacada. O posterior compromisso do Flamengo, também esperado, é apenas quatro dias depois do último da Seleção nesta leva - diante do Santos, dia 14.