ESPECIAL GP BRASIL F1

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Em tributo a Senna, Emerson pilota Lotus. ‘Temos de ter brasileiro na F-1’

Bicampeão do mundo pilotou a Lotus de 1985 com a qual Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na F-1. Avô de Pietro Fittipaldi, Emerson espera chance para neto na Haas  

Emerson Fittipaldi a bordo da Lotus 85 de Senna: bandeira do Brasil e Tema da Vitória  (Divulgação/José Mario Dias)
Escrito por

Um das atrações de um evento que reuniu ex-pilotos, pilotos e carros de F-1 do passado e do presente em São Paulo, no sábado (9), Emerson Fittipaldi falou sobre diversos assuntos ligados ao automobilismo.
 
- Precisamos ter um brasileiro de volta na Fórmula 1 - disse o bicampeão da F-1 e das 500 Milhas de Indianápolis.
   
E um dos pilotos que lutam por uma vaga na categoria é justamente um dos netos de Emerson, Pietro Fittipaldi, piloto de testes da equipe Haas.
 
- O Pietro está ali batendo na trave na Haas. Ele fez ótimos testes, eles gostam muito dele, só que renovaram com seus dois pilotos (o francês Romain Grosjean e o dinamarquês Kevin Magnussen).
 
Mesmo assim, Emerson tem esperanças de que Pietro consiga uma vaga na Haas para 2021 e que o país volte a ter um representante na Fórmula 1 - algo que não acontece desde que Felipe Massa deixou a categoria, em 2017.

- A gente espera que daqui a um ano o Pietro consiga estar na F-1. Afinal, só temos um da América Latina, o Checo Pérez (Sergio Perez, da Racing Point).

No evento, Emerson pilotou a Lotus de 1985 com a qual Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória na F-1, no GP de Portugal.  

- Fico sem palavras, muitas emoções, muitas lembranças. Ainda novo o Ayrton costumava sair do kartódromo e ficava olhando os testes com os F-1. Ele tinha o sonho de ser piloto de Fórmula 1. Era muito acanhado. E a partir daí eu sempre tive uma amizade muito grande com o Ayrton e com a família dele.

A emoção de Emerson era dupla. Afinal, foi com a Lotus que ele também obteve seu primeiro título mundial na categoria, em 1972, na época do lendário Colin Chapman, chefe da equipe.

- Essa Lotus é um carro histórico. Foi com ela a primeira vitória do Ayrton. Para mim, é uma honra poder pilotar o carro do Senna aqui em São Paulo, onde a gente começou. O carro está exatamente como o Ayrton guiava.

-  O mecânico que está aqui estava com Ayrton na primeira vitória dele, então é muita história com a Lotus. É o momento de reviver aquelas alegrias que o Ayrton dava para a gente, com tantos triunfos e tanto orgulho de ser brasileiro. Foi uma festa muito grande antes do GP do Brasil - finalizou. 

Emerson, Felipe Massa, Pietro Fittipaldi, Esteban Gutiérrez e Caio Collet durante tributo a Senna (Divulgação/José Mario Dias)