ESPECIAL GP BRASIL F1

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Piloto da Academia Ferrari, Enzo Fittipaldi segue os passos de Leclerc

Neto de Emerson Fittipaldi, Enzo é um dos sete jovens a integrar a Academia de Pilotos da Ferrari. Ele pode fazer o mesmo trajeto de Charles Leclerc, que saiu da Academia para a F-1

Enzo Fittipaldi durante uma das etapas da Fórmula 3 Regional Europeia (Divulgação/Prema Powerteam/RF1)
Escrito por

O sucesso de Charles Leclerc na atual temporada de Fórmula 1 é animador para um piloto brasileiro em especial: Enzo Fittipaldi. A explicação é simples.  Membro do seleto grupo da Academia de Pilotos da Ferrari, Enzo pode seguir os passos de Leclerc para atingir o sonho de atuar na principal categoria do automobilismo. Isso porque o piloto monegasco é mais um exemplo de alguém saído da Academia para a F-1. Aliás, Leclerc é o primeiro piloto formado pelo programa a assumir uma vaga de titular na escuderia de Maranello. Ele fez parte da Academia até 2018, quando foi confirmado como parceiro de Vettel.     
A Academia de Pilotos da Ferrari (Ferrari Driver Academy) é uma iniciativa da equipe italiana para promover jovens talentos em sua própria organização. Alguns pilotos são selecionados e financiados pela Ferrari. O programa foi fundado em 2009, após a experiência com Felipe Massa. Contratado pela Ferrari em 2002, Massa foi piloto de testes e emprestado à Sauber. Em 2006 assumiu uma vaga de titular no time ao lado do alemão Michael Schumacher. 

O primeiro piloto contratado pela Academia Ferrari foi o francês Jules Bianchi, que faleceu após longo período hospitalizado devido a um trágico acidente no GP do Japão de 2013, quando estava emprestado à equipe Marussia.

A ideia da Academia é proporcionar uma preparação completa aos pilotos, com atividade física, acompanhamento psicológico, treinos especiais, simuladores e toda a infra-estrutura. Alguns, inclusive, moram na Ferrari Village, conjunto de moradias localizado na cidade de Maranello, sede da equipe.  

Atualmente, sete pilotos fazem parte da Academia, dois deles brasileiros e três  com DNA de corridas. São eles Enzo Fittipaldi, neto de Emerson;  Giuliano Alesi, filho de Jean Alesi; Mick Schumacher, filho de Michael; o neozelandês Marcus Armstrong; o britânico Callum Ilott; o russo Robert Shwartzman; e o também  brasileiro Gianluca Petecof.

Além de Leclerc, outros dois pilotos atuais da F-1 passaram pela Academia da Ferrari: o mexicano Sergio Pérez e o canadense Lance Stroll.  

Apresentação da Academia de Pilotos da Ferrari (Divulgação/Ferrari)