Tunísia

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Quantas Copas do Mundo a Tunísia já jogou?

País africano participa do torneio pela sexta vez, no Qatar

Wahbi Khazri é o camisa 10 da seleção tunisiana (Foto: FRANCK FIFE / AFP)
Escrito por

Em sua sexta participação na história das Copas do Mundo, a Tunísia mostra que pode competir com algumas das grande seleções do planeta. Mesmo na última colocação do Grupo D, com França, Austrália e Dinamarca, o país africano ainda pode se classificar com uma combinação de resultados na rodada final da fase de grupos no Qatar.

+ Mais um lesionado: relembre desfalques do Brasil com a Copa em andamento

A Tunísia esteve presente nas edições de 1978, 1998, 2002, 2006, 2018 e, agora, 2022. Na primeira edição disputada, não passou da primeira fase, mas fez história ao se tornar a primeira seleção a vencer uma partida em Mundiais. Contra o México, conquistou triunfo por 3 a 1.

Sem grandes exibições, a Tunísia nunca passou da fase de grupos. No entanto, 2004 foi o seu melhor ano dentro do futebol. Na Copa das Nações Africanas daquele ano, a seleção chegou na grande decisão, derrotou Marrocos e celebrou o seu primeiro e único troféu até hoje.

Na estreia da Tunísia, a seleção conseguiu empate contra a Dinamarca, considerada uma das melhores equipes da Copa do Mundo. Mesmo orgulhosa do resultado, não foi possível vencer a Austrália; derrota por 1 a 0, com gol de Mitchell Duke.

O setor ofensivo sofreu críticas por não ter conseguido marcar, até o momento, no torneio. Contra a França, os africanos tentam a última cartada em busca da vaga na fase decisiva: caso derrote a atual campeã do mundo, precisa torcer para um empate entre Austrália e Dinamarca.

No momento, o jogo entre os australianos e dinamarqueses está 0 a 0, mas a Tunísia também está empatando com a seleção francesa. Comandada por Jalel Kadri, a equipe africana pode alcançar uma marca nunca antes conseguida por seu país.