Bizz BORRAR

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Messi: o rei do marketing e das receitas

Reprodução/Twitter
Escrito por

O Campeonato Espanhol, a Copa do Rei e a Liga dos Campeões da Uefa, títulos conquistados por Lionel Messi em 2015, renderam ao jogador do Barcelona o título de atleta que mais arrecadou com patrocínios na última temporada. De acordo com o estudo Gold Player 2015, da Euromericas Sport Marketing, Messi faturou US$ 102 milhões, o equivalente a R$ 408 milhões. Com as parcerias comerciais, o argentino, inclusive, teve a receita com patrocínios maior do que os clubes brasileiros. Por exemplo, o Flamengo, dono do maior rendimento do futebol brasileiro em 2015, faturou R$ 95 milhões com os patrocinadores (Caixa, Vitton 44, Jeep e TIM). Enquanto isso, Messi é rosto de grandes marcas como Adidas, Pepsi, Turkish Airlines, Samsung, Gillette e Head & Shoulders. O argentino ficou bem à frente do segundo colocado, o tenista Roger Federer, que faturou US$ 78 milhões, o equivalente a R$ 312 milhões. Já Cristiano Ronaldo, rival de Messi nas quatro linhas, ficou apenas em quinto lugar, perdendo também para os golfistas norte-americanos Tiger Woods (US$ 74 milhões / R$ 296 milhões) e Phil Mickelson (US$ 69 milhões / R$ 276 milhões). O jogador do Real Madrid lucrou US$ 66 milhões, o equivalente a R$ 264 milhões.

* Acompanhe notícias sobre marketing esportivo, em O Negócio é Esporte. No rádio, na web e no Diário Lance!