10x Mais

Clubes

Nacionais

escudo do atlético mineiroescudo do botafogoescudo do corinthiansescudo do cruzeiroescudo do flamengoescudo do fluminenseescudo do gremioescudo do internacionalescudo do palmeirasescudo do santosescudo do sao pauloescudo do vasco
logo whatsapplogo instagramlogo facebooklogo twitterlogo youtubelogo tiktok

Relembre dez casos de escalação irregular de jogadores

No Brasil, casos mais polêmicos envolvem Sandro Hiroshi pelo São Paulo em 1999 e Héverton pela Portuguesa em 2013

Cheryshev (Foto: Real Madrid)
Escrito por

A Federação Espanhola aceitou a denúncia do Cádiz contra o Real Madrid pela escalação irregular do atacante russo Denis Cheryshev e eliminou o clube Merengue da Copa do Rei. Curiosamente, o próprio Real Madrid e o técnico Rafa Benítez já estiveram envolvidos em escalações ilícitas.

Por aqui, os casos mais lembrados são de Sandro Hiroshi, que defendia o São Paulo e jogou de forma irregular contra o Botafogo em 1999, e de Heverton, que disputou a última rodada contra o Grêmio e causou o rebaixamento da Portuguesa em 2013.

Brasil

América-MG em 2014: time perdeu 21 pontos por escalação irregular do lateral Eduardo em quatro partidas da competição.

Flamengo em 2013: escalação irregular do lateral-esquerdo André Santos na partida contra o Cruzeiro, culminou na perda de quatro pontos.

Portuguesa em 2013: perdeu quatro pontos por escalação irregular do meia Héverton na última rodada do Brasileiro, contra o Grêmio, e acabou rebaixada.

São Paulo em 1999: perdeu quatro pontos por escalação irregular de Sandro Hiroshi, que havia adulterado a data de nascimento.

Criciúma em 2014: punido com a perda de três pontos pela escalação de Cristiano na derrota por 1 a 0 para o Goiás no Campeonato Brasileiro. O jogador estava suspenso por cinco jogos.

Mundo

Real Madrid na Copa do Rei 2015/2016: excluído por escalar Denis Cheryshev contra o Cádiz. Ele estava suspenso por punição da temporada passada, quando defendeu o Villarreal.

Osasuna na Copa do Rei 2015/2016: excluído por escalar o suspenso Unai García contra o Mirandés, na primeira rodada.

Valencia na Copa do Rei de 2001/2002: Rafa Benítez usou quatro extracomunitários no jogo contra o Novelda quando o permitido era três. Serban entrou aos 89', mas Djukic, Ayala e Aimar já estavam em campo na vitória por 1 a 0.

Real Madrid na Copa do Rei de 1994/1995: o técnico Jorge Valdano usou quatro extracomunitários, o eslovaco Peter Dubovsky entrou no lugar de Luis Enrique, hoje técnico do Barcelona, contra o Compostela. Redondo, Laudrup e Zamorano já estavam no gramado em jogo válido pelo espanhol. O Compostela optou por não repetir a partida e o Real Madrid não foi punido.

Cabo Verde nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2014: seleção foi punida com a perda de três pontos por escalar Fernando Varela, que estava suspenso, na partida contra a Tunísia.