Vasco inicia contratação de estudos para a elaboração do projeto da SAF com a aprovação do Conselho

O clube afirma que 'a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol'

Jorge Salgado e Carlos Fonseca
Presidente do Vasco Jorge Salgado e Presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Fonseca (João Pedro Isidro/Vasco)

Escrito por

O Vasco informou, na tarde desta terça-feira, que dará seguimento à contratação de estudos para elaboração do projeto Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Em sessão realizada na noite dessa segunda-feira, o presidente do Conselho Deliberativo (CD) do Clube, Carlos Fonseca, ratificou o entendimento do Conselho de Beneméritos (CB) que a Diretoria Administrativa pode dar início à contratação dos estudos para a criação da SAF.

Em novembro, o presidente Jorge Salgado formalizou ao Conselho Deliberativo o pedido do Vasco se tornar clube-empresa para a condução do futebol e de São Januário. Na época, o mandatário entregou documento a Carlos Fonseca, presidente do Conselho Deliberativo - o presidente do Conselho de Beneméritos, Antônio Peralta, também recebeu a formalização.

+ Confira a classificação final da Série B do Campeonato Brasileiro 

Dessa forma, os estudos seguem e procuram a elaboração de parecer jurídico sobre a operação incluindo proposta de Estatuto Social da SAF, o detalhamento e valoração dos contratos e ativos ligados ao futebol que seriam transferidos do clube para a SAF, a estrutura administrativa e de governança da SAF, a estrutura e receitas do clube após criação da SAF, entre outros.

Cabe salientar que a Sociedade Anônima do Futebol (SAF) é um tipo societário criado pela Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que permite ao Clube constituir empresa para operar o futebol, com regime tributário simplificado e normas de governança que asseguram a gestão profissional e transparente.

- O Vasco entende que a criação da SAF é a medida mais adequada para se obter, a um só tempo, o saneamento das finanças do Clube e a realização de investimentos no futebol, pois esse regime jurídico oferece instrumentos para captação de recursos financeiros a um custo inferior do que aquele hoje disponível para o Clube no mercado - divulgou o Vasco por meio de uma nota oficial. 

+ Rápido, valente e bom nos duelos individuais: quem é o equatoriano Luís Cangá, reforço do Vasco

– A constituição da SAF é um passo fundamental para que o Vasco recupere a capacidade de investir no futebol e também equilibre suas finanças em definitivo. Nossa indústria vai passar por um processo inexorável de profissionalização com rápida transformação. Aqueles que se organizarem primeiro terão uma importante vantagem competitiva, principalmente um Gigante do tamanho do Vasco que é um clube nacional com potencial extraordinário. Vamos trabalhar duro para apresentar o melhor projeto do mercado – declarou o presidente Jorge Salgado.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter