Dando sequência ao planejamento de treinos temáticos organizados pela Confederação Brasileira de Judô para a Seleção Brasileira, apenas a equipe feminina ainda não havia realizado suas atividades que estavam mesmo reservadas para o segundo semestre. Na última semana, doze atletas passaram por uma semana de treinamentos intensivos no INSEP, um dos mais conhecidos centros de treinamentos do mundo, que fica em Paris. Nesta quinta, Gabriela Chibana (48kg), Rafaela Silva (57kg), Érika Miranda (52kg), Katherine Campos (63kg) e Nádia Merli (70kg) começam mais uma semana de treinos em Arheim, na Holanda. As atividades vão até o dia 1º de julho.
- Esse tipo de trabalho é essencial! Estamos no inicio de um novo ciclo olímpico e temos que aproveitar esse momento pra adquirir experiência e estudar o estilo de luta de cada adversária. Treinar com essas garotas agora e estudá-las o máximo possível para estar bem preparada, principalmente em 2016. E particularmente dizendo, os treinamentos estão ocorrendo nos países que melhor representam minha categoria, França e Holanda. Então é só aproveitar a oportunidade para evoluir - revelou Nádia Merli.
As outras integrantes da equipe que participaram dos treinos na França têm outros desafios na próxima semana. Ketleyn Quadros e Rochele Nunes, que também estão em treinamento na Holanda, se juntam a Catiere Toledo, Raquel Silva, Mariana Silva e Bárbara Timo na viagem para a Rússia, onde vão representar o Brasil na Universíade. Já Sarah Menezes, Eleudis Valentim, Maria Portela, Mayra Aguiar e Maria Suelen Altheman encontram com Flávia Gomes e Mariana Barros no Cazaquistão onde vão defender o país no Mundial Militar de Astana.
- O treino foi muito bom porque estiveram presentes atletas da França, Alemanha, Mongólia e Eslovênia. Esses treinos anteriores são muito bons porque dá pra sentir como vai ser a realidade da competição - disse Mayra Aguiar, que vai representar o Brasil pela primeira vez como militar.
A Confederação Brasileira de Judô anunciou, no final do mês de janeiro, que uma das prioridades para o ciclo olímpico Rio 2016 era o investimento em treinamentos de Campo com caráter bastante diversificado, com temas específicos. Em janeiro foi realizado o primeiro treinamento do ano com os 42 integrantes da Seleção visando a avaliação dos mesmos em diferentes áreas. Em março, ocorreram treinamentos de Campo internacionais que contaram com a presença de atletas da França e da Holanda. Em maio, os judocas das categorias 60kg e 66kg deram início aos treinos temáticos por peso. Em seguida, os das categorias Ligeiro e Meio Leve se reuniram em Porto Alegre e os das classes Meio Pesado e Pesado em São Paulo. As mulheres terão ainda outro treino temático ainda este ano.
- Durante as atividades, diversos detalhes serão analisados pelos integrantes da comissão técnica. Por termos menos atletas do que nos treinos com a seleção completa, a realização de um trabalho específico será facilitado. Dessa forma, poderemos cada vez mais individualizar os trabalhos para cada um dos judocas presentes ao treinamento - disse Ney Wilson, gestor técnico das equipes adultas.
Dia 01/03/2016 02:00