A maratona é longa. Há 12 jogos, o Grêmio emenda compromissos quarta e domingo, seja pelo Campeonato Brasileiro, seja pela Sul-Americana. O Internacional, por exemplo, descansou toda a semana, enquanto o Tricolor teve uma partida desgastante contra o Coritiba, na quarta-feira. Ficou também sem tempo para treinar. Estreante no Gre-Nal deste domingo, às 16h, Zé Roberto pede superação ao grupo gremista.
- Se for ver o lado de descanso, claro que o Inter tem vantagem. Mas o Grêmio busca sempre a superação, como buscamos na classificação contra o Coritiba. As duas equipes entram de igual para igual, porque em clássico o que mais pude aprender é que a concentração, o foco e a motivação são importantes. Estamos enquadrados nesses fatores - comentou o camisa 10 gremista.
A classificação para as oitavas de final da Sul-Americana, inédita, aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo. A viagem de Curitiba para Porto Alegre foi na quinta à tarde. Ou seja, Luxemburgo não teve tempo para colocar os 11 que iniciam o Gre-Nal no campo. As únicas dúvidas são nas laterais: Pará, Anderson Pico e Edilson disputam três vagas.
- Já viemos de um jogo de superação. Temos que superar as dificuldades. Tudo pesa, mas da forma que conseguimos, foi na base da superação. E isso prevalece em um momento como esse. O Vanderlei conhece o elenco, sabe do potencial de cada um. A superação no momento tem sido a cara do Grêmio e é assim que vamos para o clássico - decretou Zé.
O histórico pessoal do camisa 10 tem diversos clássicos pelo mundo. Disputou Santos x Corinthians, Santos x São Paulo, Flamengo x Vasco, Bayern de Munique x Schalke, entre outros na própria Alemanha.