Mais que grupo da morte: veja as seleções que ficarão mais ‘cansadas’ na Copa-2014


Escrito por

Antes mesmo do mundo descobrir quais serão as seleções menos sortudas que podem entrar em um grupo da morte ou mesmo "super grupo da morte" no Sorteio Final da Copa do Mundo, nesta sexta-feira, pelo itinerário já se pode ter ideia de uma azarada: a que for sorteada para o Grupo G na posição 4. Isto porque a posição G4 da tabela indica que esta seleção terá que enfrentar mais de cinco mil quilômetros de deslocamento em um período de 10 dias, totalizando previstos 8h39 de voo. Todas as seleções ficarão em Centros Oficiais de Treinamento (COTs) que têm, obrigatoriamente, uma pista de voo a no máximo uma hora de distância.

O selecionado que for pegar o Brasil, na posição A2, tampouco terá vida fácil: enfrenta a Seleção no dia 12 na abertura, na Arena Corinthians em São Paulo (SP), vai para Manaus (AM) e depois para o Recife (PE), em um total percorrido também de mais de cinco mil quilômetros em 11 dias.

Para evitar que os jogadores das 32 seleções se cansem muito nessa maratona aérea, o governo federal deve propor ao Comitê Organizador Local (COL) e à Fifa que dobrem da usual 24h de antecedência de voo antes dos jogos para 48h.

- Está em estudo que as seleções viajem para seus locais de jogo não 24h antes das partidas e sim 48h - disse o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luiz Fernandes.

Neste sentido, independentemente do grupo, nem mesmo a anfitriã da Copa escapa dos milhares de quilômetros rodados: o Brasil joga em São Paulo no dia 12, depois vai a Fortaleza (CE) e Brasília (DF), percorrendo pouco mais de quatro mil quilômetros em 11 dias.

Confira as posições que viajarão mais na fase de grupos:

G4 - Arena das Dunas em 16/6 (Natal-RN)
Arena Amazônia em 22/6 (Manaus-AM)
Arena Pernambuco em 26/6 (São Lourenço da Mata-PE)
Total percorrido: 5569 km
Total de tempo de voo: 8h39

A2 - Arena Corinthians em 12/6 (São Paulo-SP)
Arena Amazônia em 18/6 (Manaus-AM)
Arena Pernambuco em 23/6 (São Lourenço da Mata-PE)
Total percorrido: 5511 km
Total de tempo de voo: 8h32

D1 - Arena Castelão em 14/6 (Fortaleza-CE)
Arena Corinthians em 19/6 (São Paulo-SP)
Arena das Dunas em 24/6 (Natal-RN)
Total percorrido: 4682 km
Total de tempo de voo: 7h07

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter