Gols, viradas, pênaltis e futebol bonito. Essa é a Copa no Brasil!

Fred - Brasil x Croácia (Foto: Adrian Dennis/AFP)
Fred - Brasil x Croácia (Foto: Adrian Dennis/AFP)

Escrito por

A Copa das Copas é no Brasil. Com futebol envolvente e muitos gols a edição desse ano apresenta ao mundo a maior média de gols de todas as edições do torneio. No que diz respeito a qualidade e emoção das partidas havia anos que não se via um futebol tão ofensivo. O resultado são muitos gols e viradas incríveis, levando torcedores a loucura com jogos emocionantes. São 47 gols nos 15 primeiros jogos. Dando uma média excelente de 3,15 gols por partida.

Basta olhar para a lista dos artilheiros para entender que os goleadores fazem a alegria dos amantes do futebol. Robben, Van Persie, Neymar e Benzema já têm dois gols cada. Andrea Pirlo mostrou toda sua classe contra a Inglaterra e Mario Balotelli fez o gol do jogo. Drogba entrou em campo para comandar a virada da Costa do Marfim. Lionel Messi já estreiou marcando no Maracanã e dando a vitória para a Argentina. Somente Cristiano Ronaldo decepcionou e foi humilhado pela Alemanha de Muller, que já estreiou fazendo três gols, já é forte candidato a artilheiro.

E MAIS:
> Belga Mertens dedica gol da virada aos familiares
> Internautas relatam brigas entre argentinos e chilenos no Rio de Janeiro

Graças ao caráter ofensivo das equipes e a disposição de vencer seus adversários, já temos mais gols do que cartões nessa Copa. Também é a Copa das viradas inesquecíveis, sendo que em toda Copa da África foram somente quatro seleções que conseguiram reverter um placar adverso.

Em comparação com as outras Copas, somente as edições de 1930, 1938 e 1954 tiveram média semelhantes de gols, época onde as regras e a disposição tática das equipes eram totalmente diferentes das seleções de 2014.

O ambiente em que se vive a Copa tem reflexo dentro de campo. Apesar dos ingleses terem inventado o esporte, o clima da Copa no Brasil empolga os jogadores e contagia os torcedores. No Brasil a ordem do dia é atacar e vencer. Felizmente, por enquanto, tivemos somente um empate. Nigéria e Irã fizeram feio e empataram sem gols.

Vale lembrar que todos esses jogos são somente a primeira rodada, mas já é a primeira rodada com mais gols que já tivemos em todas as Copas. O recorde anterior era da Copa de 2002, quando foram marcados 46 gols em 16 jogos. Caso Coreia do Sul e Rússia façam um bom jogo, com no mínimo três gols, a Copa de 2014 terá o dobro de gols do que a primeira rodada de 2010, quando foram feitos somente 25 gols. Enquanto isso na Copa da França, em 1998, foram 37 gols na primeira rodada. Já na Alemanha em 2006, foram 39 tentos na rodada inicial. Ainda bem que no país do futebol, torcedores e jogadores querem ver gols.

COPA DOS PÊNALTIS

Outro fato que vem chamando a atenção é a quantidade de pênaltis assinalados. Até agora foram seis em 15 partidas da primeira rodada. Os cobradores foram eficientes e, por ora, estão com 100% de aproveitamento.

Alguns pênaltis deram o que falar, como o de Lovren em Fred, na partida entre Brasil e Croácia, logo na abertura da competição. Apesar das inúmeras reclamações dos europeus, o atacante da Seleção garante que foi tocado.

Outra polêmica veio na penalidade marcada de João Pereira sobre Götze. O placar estava 0 a 0 antes da infração máxima. A Alemanha acabou goleando Portugal por 4 a 0.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter