Se a disputa pelo título brasileiro de 2011 segue cada vez mais acirrada e engloba cinco times separados por apenas três pontos, a luta pelo troféu João Saldanha - dado pelo LANCE! ao vencedor do segundo turno do campeonato - está cada vez mais próxima de terminar em festança tricolor.

Com a vitória do último domingo sobre o Internacional, o Fluminense abriu boa vantagem em relação aos rivais diretos pelo troféu.

O Tricolor pulou para 31 pontos e tem quatro pontos de distância para a vice-liderança, que até o início da rodada passada era ocupada pelo Internacional e, após os resultados da 33ª rodada, foi parar nas mãos do Figueirense, que derrotou o Botafogo por 1 a 0 no Engenhão.

Em 2010, o clube das Laranjeiras conquistou o troféu Osmar Santos, entregue pelo L! ao campeão do primeiro turno, com uma diferença de apenas um ponto para o vice Corinthians. O Fluminense é o único time do Rio de Janeiro a ter conquistado o 'Osmarzão'.

Por outro lado, o Flamengo é o único clube carioca a ter o troféu João Saldanha em sua sala de troféus - em 2009 os rubro-negros chegaram ao título em uma campanha de recuperação parecida com a do Fluminense neste ano.

Desde 2006, quando o Brasileirão começou a ser disputado por 20 clubes, a melhor campanha na metade final do torneio é do Grêmio, no ano passado, com 43 pontos. Quatro vitórias nos cinco jogos finais fazem o Flu se igualar ao 'Imortal'. Campanha que muito provavelmente também daria o título brasileiro ao 'Time de Guerreiros'.


L! EXPLICA

O troféu João Saldanha foi criado pelo L! em 2004 para premiar o campeão do segundo turno do Campeonato Brasileiro. Desde então, Santos (2004), Internacional (2005), São Paulo (2006, 2007 e 2008), Flamengo (2009) e Grêmio (2010) levaram o caneco.

O prêmio leva o nome de um dos maiores jornalistas esportivos do Brasil. João Sem-Medo, como era conhecido, chegou a treinar a Seleção durante as eliminatórias para a Copa de 1970. O campeão do primeiro turno recebe o troféu Osmar Santos.

Siga o Lance! no Google News