Everton Costa evolui, mas segue sem previsão de retorno ao futebol

Vasco x Resende - Copa do Brasil (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)
Vasco x Resende - Copa do Brasil (Foto: Paulo Sergio/Lancepress)

Escrito por

Há cerca de seis meses longe do futebol, Everton Costa ainda não tem previsão de voltar ao futebol e seu retorno aos gramados é incerto. Havia a expectativa de que a entrevista coletiva dos médicos do jogador, longe dos campos por ter sentido uma arritmia cardíaca, fosse para anunciar a volta do atleta. Porém, não foi isso o que aconteceu.

Gustavo Gouvêa, cardiologista do jogador desde o início do tratamento, disse que, até o momento, não há como prever se Everton Costa poderá voltar a jogar futebol profissional um dia.

- A volta dele aos campos não tem data, não está definida, não sabemos se vai acontecer. No momento, não sabemos. Isso vai depender das próximas semanas. Ele não está curado. Pode ter arritmia a qualquer momento da vida. Não sabemos se pode acontecer e quando vai acontecer o problema. Tanto que botamos um aparelho nele para previnir ou para salvar a vida dele - explicou.


Ainda segundo Gouvêa, a evolução de Everton Costa durante os últimos meses foi muito boa. O atacante poderá apenas voltar a fazer atividades leves.

- Todos estão familiarizados com o que aconteceu com o Everton. Quero falar uma frase que talvez vá terminar com ela também. Neste momento, não está liberado para voltar a jogar futebol. Nesses seis meses teve ótima evolução, não teve arritmia, ficou sem sintomas, se sentiu normal nesses seis meses. Ele tem um desfibrilador que monitora o ritmo cardíaco, com isso temos certeza que não teve arritmia, isso fez com que o liberássemos para fazer atividade física leve, junto com a fisiologia do Vasco, com Clóvis (Munhoz) e comigo. Como vai se comportar com atividade física leve, dentro da academia, do departamento de fisiologia do Vasco, com esforço leve. Ao longo dos dias e das semanas, vai ser avaliado e vai aumentar de acordo como ele se comportar. Isso seria assim mesmo que não tivesse nada no coração, ele perdeu condicionamento aeróbico, muscular, vai fazer retorno leve e vai ser monitorado. Se se comportar muito bem e mostrar que pode ir aumentando, vamos fazendo isso com toda segurança - explicou.

RELEMBRE O CASO:

Contratado no início do ano pelo Vasco, o atacante Everton Costa sofreu uma arritmia cardíaca e desmaiou durante a partida contra o Resende, dia 16 de abril, em São Januário, pela Copa do Brasil. No mesmo instante, foi levado para um hospital próximo ao estádio, ficou internado por alguns dias e passou por diversos exames no local.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter