O Botafogo cresceu muito em termos de marketing e novas receitas. E isso acaba ocasionando em um time mais competitivo. Teve a questão do Seedorf, que ajudou muito o clube nesse aspecto. Tem um grande problema hoje, que é o Engenhão, uma queda de receita muito forte neste ano. O clube teria que bolar estratégias de marketing para alavancar as receitas e manter o time competitivo.
Porém, o Botafogo está numa situação complicada, pois sua principal fonte de renda, além da TV, que é o Engenhão, não existe mais. Então o time vive uma situação financeira muito complicada.
Negociar os jogadores é uma questão que eles vão ter que decidir. Isso gera o problema de enfraquecer o time. Você resolve um problema e gera outro.
Acho que o Botafogo tem um grande caminho pela frente. Tem uma torcida em âmbito nacional, apesar de menor que a de outros grandes clubes. Tem toda a condição de crescer a receita, buscando patrocinadores, abrindo lojas e aumentando o número de sócios.
Fez um bom trabalho de marketing, aumentou o patrocínio, melhorou a receita de televisão, o sócio-torcedor e isso contribuiu para o crescimento do clube, que foi um dos que mais cresceram em 2012.
*Amir Somoggi é consultor de marketing e gestão esportiva