Os franceses da equipe Groupama venceram a 11ª edição da Volvo Ocean Race, corrida de barco à vela ao redor do mundo, ao cruzar a linha de chegada na noite desta segunda-feira, na cidade de Galway (Irlanda). A vitória marcou o fim da disputa mais acirrada dos 39 anos de história da competição.
Enquanto a equipe CAMPER comemorava a sua vitória na nona e última perna do campeonato, o capitão da Groupama, Franck Cammas, conduziu a sua equipe ao segundo lugar, ganhando uma vantagem inatacável de 24 pontos já quase no final da competição, restando apenas uma regata portuária. A margem já garante a vitória geral.
A Groupama cruzou a linha de chegada às 21h49m11 (Horário de Brasília), apenas sete minutos atrás da CAMPER. A PUMA terminou em terceiro lugar. Em seguida chegaram os espanhóis da Team Telefónica, que leva o único brasileiro na competição, Joca Signorini. A Telefónica liderou o campeonato durante muito tempo, até o início de uma série de erros cometidos pelos velejadores.
- Este é um momento de muita alegria para nós e toda a nossa equipe - afirmou o navegador Cammas.
A última regata da épica competição marítima de 39.000 milhas náuticas ao redor do mundo terá início no dia 7 de julho, com a regata portuária em Galway. A corrida distribuirá seis pontos para a primeira colocada, cinco pontos para a segunda, quatro pontos para a terceira e assim por diante.