Fora do Flamengo desde o dia 29 de fevereiro deste ano, o volante Maldonado voltou a treinar na tarde desta terça-feira, no CT Ninho do Urubu, em Vargem Grande. O chileno passou por duas cirurgias no joelho esquerdo nesse ano e não ficou à disposição do técnico Dorival Júnior em nenhum momento. Com o contrato se encerrando em dezembro, Maldonado deseja renovar.
- Quero voltar a jogar, recuperar esse tempo perdido. Acho que hoje, graças a Deus, estou com o ligamento forte, inteiro. Isso é fundamental para voltar a jogar bola. Não posso mais jogar neste ano, mas quero fazer uma pre-temporada em 2013. Ainda não tive nennhuma conversa sobre renovaçao. Estou aberto para conversar, se eles quiserem renovar, eu estou pronto. Se não renovarmos, não tem problema, eu sigo a minha vida. Sou muito grato ao Flamengo - declarou o chileno.
Maldonado enfatizou o fato da vontade de recuperar o tempo perdido fora de campo, que chegou a dois anos. O volante fez questão de agradecer as pessoas do clube que ajudaram durante todo o tempo de recuperação.
- Quero recuperar esse tempo perdido. Foram dois anos de sofrimento, para mim isso é muito difícil, pois sou muito autocrítico. Eu andava muito triste, queria fazer parte do grupo, mas fiquei muito tempo fora. Agora a minha vida está sendo renovada, já que estou curado da lesão. O pessoal da fisioterapia me aturou bastante, pessoal do departamento médico, da fisioterapia, sou muito grato a eles. O Runco também, ele me deu muito apoio todos os dias para eu poder voltar a jogar - afirmou o volante.
Chefe do departamento médico do Flamengo, José Luiz Runco acompanhou Maldonado durante a entrevista coletiva concedida na sala de imprensa do CT após o treino desta terça-feira. O médico rubro-negro fez uma retrospectiva sobre a situação do jogador no Flamengo e explicou que o volante está apto para fazer a pré-temporada de 2013.
- Vou fazer uma retrospectiva para que tenham uma noção. Maldonado teve uma lesão jogando pela seleção chilena, e foi automaticamente operado. Reconstituiu a ligação rompida. Foram cinco meses de recuperação, voltou a treinar normalmente, disputou o Brasileiro de 2010, não pôde participar do titulo de 2009. No fim de 2010, ele temrinou o ano normalmente. Em 2011, em um jogo pelo Carioca, ele sentiu o joelho de novo. Fizemos uma nova ressonância. Foi feita uma nova cirurgia, em abril de 2011, com uma evolução muito boa - comentou Runco, que continuou a retrospectiva.
- No fim de 2011, ele de novo sentiu um falseio. Foi feito um exame de artroressonância, e percebemos que o enxerto foi absorvido. Isso não é comum. Tentamos ver se ele tinha possibilidade de continuar sem o ligamento, existem pessoas que conseguem, fez-se neste periodo uma artroscopia, em abril de 2012, tentando evitar uma nova cirurgia. Em julho deste ano, no dia 9 de julho, foi feita uma nova cirurgia. Hoje ele está muito bem com esse enxerto completamente recuperado. Ainda não está pronto para jogar, mas em 2013 ele pode fazer a pre-temporada - concluiu o médico.