Abel Braga nunca teve moleza no comando do Fluminense. Excelente campanha no returno do ano passado, melhor colocação na fase de grupos da Libertadores, título do Carioca e liderança com folgas deste Brasileirão. Nada disso contentou alguns tricolores, críticos de seu trabalho à frente do time. Mas parece que o fim da perseguição está próximo, assim como o título nacional.
Em enquete desta sexta-feira no L!NET, mais da metade dos torcedores avaliou como ótimo este novo período com o treinador. E a cena do mesmo dia, com Abelão sendo o primeiro receber os abraços das crianças, após a liberação do gramado, coloriu ainda mais a nova paisagem.
– É bom que fique ressaltado que a mesma coisa foi feita no ano passado, para não dizer que agora foi oba-oba. É uma maneira do pequeno torcedor se identificar, poder tocar no ídolo. Isso traz boas energias para nós – comentou o técnico, nesta sexta-feira.
Até receber esse carinho, Abel Braga passou por muita coisa. Pichação no muro das Laranjeiras, tentativas de intromissão na escalação, vaias e xingamentos no Engenhão e até ameaça de demissão. Ainda há quem questione seus métodos (veja abaixo), mas falar dos resultados do Flu... A expectativa agora é que esse “amor” leve a torcida a São Januário neste sábado.
– Não tenho dúvida, não só pela promoção, mas pelo momento que a equipe está atravessando. Apoio não vai faltar e vamos fazer com que o pessoal saia contente – disse.
O retorno de Abel
A chegada – Junho/2011
O técnico foi apresentado no Salão Nobre das Laranjeiras, com a presença de vários ex-colegas e tricolores ilustres, após três longos meses de espera.
Turbulência – Agosto/2011
Pouco mais de dois meses depois, Abel Braga teve o nome pichado no muro do clube. A torcida queria sua saída, devido ao fraco desempenho do time no Campeonato Brasileiro.
A afirmação – Maio/2012
Apesar da ameaça de demissão e de algumas críticas, muitas delas no primeiro turno, o Fluminense se sagrou campeão carioca deste ano. Os bons resultados nos clássicos aliviaram.
Consagração? – Outubro/2012
O Fluminense lidera o Brasileirão deste ano com nove pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Grêmio, faltando nove rodadas para o fim. As críticas diminuíram muito.