COB lança Academia Brasileira de Treinadores

- Matéria
- Mais Notícias
Com o intuito de formar melhor os treinadores de esportes de alto rendimento, o Comitê Olímpico Brasileiro lançou, nesta quarta-feira, dia 11, a Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Aproveitando o embalo da Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, a ABT surge como uma das ferramentas para uma estratégia definida pelo COB: tornar e manter o Brasil uma potência olímpica.
– A criação da ABT é um sonho antigo que tenho, portanto me sinto realizado com este lançamento. Na verdade, este é um caminho fundamental que temos que percorrer para buscar a superação de um ponto crítico do esporte brasileiro – disse o presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman.
Os treinadores que participarem do curso passarão oito módulos presenciais, três a distância e um último de estágio, cujo foco será voltado para as áreas de Esporte de Formação e Esporte de Rendimento.
Na solenidade de lançamento do projeto, estiveram presentes diversos presidentes de Confederações Brasileiras Olímpicas, integrantes do departamento de esportes do Comitê Organizador Rio 2016; gerentes da superintendência executiva de esportes do COB e treinadores, entre outros.
– Essa é mais uma ação do Programa Geração 2016, que assim como o projeto Vivência Olímpica, levará jovens atletas aos Jogos Olímpicos Londres 2012. Com a criação da ABT nós estamos atacando um problema do esporte olímpico brasileiro, vivenciado por quase todas as Confederações Brasileiras Olímpicas – afirmou Marcus Vinicius Freire, superintendente executivo de esportes do COB.
Ao final do curso, os treinadores formados na ABT serão certificados por meio de um brevê. Os primeiros esportes a serem atendidos serão atletismo, ginástica artística e natação.
– Vamos atender três ou quatro modalidades por ano, com o objetivo de formar um grande numero de especialistas destas modalidades. O que, no nosso entender, vai acelerar o desenvolvimento das mesmas e, por consequência, do esporte brasileiro – concluiu Soraya Carvalho, gerente do Instituto Olímpico Brasileiro.
- Matéria
- Mais Notícias