Dia 28/10/2015
04:51
Compartilhar

O britânico Andy Murray, atual número quatro do mundo, não encontrou nenhuma dificuldade diante do francês Michael Llodra, atual 46º colocado, e assegurou na manhã deste sábado sua vaga nas oitavas de final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada.

Vice-campeão em Melbourne em 2010 e 2011, o natural de Dunblane anotou fáceis 6-4, 6-2 e 6-0 em 1h49min de partida e assim ampliou para 3 a 0 sua vantagem no confronto direto entre os dois.

No início do segundo set, Llodra precisou de atendimento médico e jogou a maior parte do jogo com uma proteção no joelho direito. Daí em diante, sem se ver mais com chances de vencer, o francês tornou a partida mais descontraída e até Murray entrou no clima. Muitas curtinhas, lobs e grand-willys que arrancaram muitos aplausos do público, que mais parecia estar assistindo a uma partida de exibição.

Murray fez uma ótima apresentação, com 48 winners e apenas 11 erros não-forçados, enquanto Llodra encaixou 18 bolas vencedoras, e cometeu 23 equívocos. O britânico conseguiu aproveitar seis das trezes chances de quebra que teve, além de salvar todas as cinco oportunidades que cedeu ao rival.

Trabalho mesmo só na primeira etapa. Llodra não fugiu à sua característica principal de saque e voleio, e Murray precisou batalhar para conseguir a primeira quebra do jogo no terceiro game e fazer 2-1, e depois foi confirmando seu serviço com dificuldades salvando breaks nos games de saque até fechar a parcial com um 6-4 após boa passada.

Na segunda etapa, a quebra veio logo no primeiro game e o britânico abriu 2-0. Após o terceiro game, Llodra pediu atendimento médico para tratar uma lesão no joelho direito e quando voltou só fez mais um game na partida.

Murray quebrou de novo no sétimo game e depois sacou para fazer 6-2 e na terceira etapa quebrou três vezes para liquidar o jogo com um lob, fazendo 6-0, o pneu, como é chamado na gíria do tênis.

Zebra é o próximo rival

Nas oitavas de final, Murray vai enfrentar a grande zebra do torneio até aqui, o cazaque Mikhail Kukushkin, número 92 do mundo.

Kukushkin surpreendeu na terceira rodada o francês Gael Monfils, 14º colocado e algoz do brasileiro Thomaz Bellucci na segunda fase, por 3 sets a 2.

Ele abriu 2 a 0, chegou a ter 5-4 e saque na terceira etapa, desperdiçou a chance, mas se recuperou na partida e venceu por 6-2, 7-5, 5-7, 1-6 e 6-4, fechando a partida com dupla falta do francês.

Essa é a primeira vez na história que um tenista do Cazaquistão alcança as oitavas de final em um Grand Slam. Kukushkin e Murray só se enfrentaram uma vez no circuito, e foi logo no começo desse ano, na primeira rodada do ATP 250 de Brisbane. O britânico teve trabalho, mas venceu de virada por 5-7, 6-3 e 6-2 e acabou posteriormente se sagrando campeão.

Siga o Lance! no Google News