Após sofrer para encontrar um local de treinamento no Recife dias antes do duelo com a Espanha, no último dia 16, o Uruguai, que volta para a capital pernambucana nesta sexta-feira, deve, enfim, utilizar o Arruda para se preparar para o confronto com o Taiti, domingo, na Arena Pernambuco.
A expectativa é que a seleção uruguaia realize três atividades no estádio do Santa Cruz (sexta-feira, sábado e segunda-feira). Apesar da liberação do local, que havia sido interditado na última semana por conta da chuva, o técnico Oscar Tabárez que se prepare. A condição do gramado ainda é péssima.
A reportagem do LANCE!Net teve acesso ao estádio na manhã de quinta-feira e viu de perto os defeitos no gramado. Além dos diversos buracos e das obras no entorno, ele ainda está encharcado e com falhas no nivelamento. Para piorar, o sistema de drenagem é ineficiente.
FOTOS:
Gramado do Arruda segue em péssimas condições
De acordo com José Augusto de Paula, presidente da comissão patrimonial do Santa Cruz, a Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) não fizeram as reformas necessárias para deixar o gramado em condições satisfatórias.
- O gramado está muito maltratado, mas está em condições de uso. Alguns funcionários que estão lá me confirmaram que o gramado pode receber treinos, mas não está no estado ideal. Infelizmente, não posso te dar mais detalhes porque eu não tenho acesso ao estádio. A Fifa proibiu a nossa entrada - declarou o dirigente, sem saber que a reportagem do LANCE!Net havia entrado no Arruda sem qualquer dificuldade.
O Santa Cruz entregou as chaves do Arruda à Fifa no dia 30 de maio, seguindo as determinações de um contrato estabelecido entre ambas as partes, há um ano. Desde então, os funcionários do clube não puderam mais trabalhar no local do campo.
Ainda segundo José Augusto, a Fifa repassou à Green Leaf a responsabilidade de cuidar da grama do Arruda durante a realização da Copa das Confederações. Ao L!Net, a assessoria da empresa especializada em gramados esportivos, por sua vez, rechaçou a acusação. A Green Leaf afirma que é a responsável apenas pelos gramados dos estádios que estão recebendo os jogos da competição internacional, entre eles, a Arena Pernambuco.