2014 é logo aí! Timão já analisa dispensados para renovar elenco

Gráfico - Evolução dos salários não esportivos do Barcelona- Em milhões de euros (Foto: Reprodução)
Gráfico - Evolução dos salários não esportivos do Barcelona- Em milhões de euros (Foto: Reprodução)

Escrito por


Com 2013 “encerrado”, o Corinthians corre atrás de seu planejamento para começar 2014 em alta. Para isso, o consenso entre todos na diretoria é que o atual elenco precisa de reformulação imediata. Grandes nomes, como os de Danilo, Douglas e Emerson, por exemplo, correm sérios riscos de entrar na barca alvinegra, que ainda pode ter o técnico Tite.

O início do cortes terá dois jogadores mais fáceis de se resolver. Enquanto Alessandro – capitão do time na Libertadores e no Mundial de Clubes de 2012 – deve mesmo se aposentar, Maldonado tem contrato até dezembro. A dupla é carta fora do baralho para o futuro.

Há casos mais complicados, como os de Emerson, que tem vínculo com o clube até julho de 2015, e de Danilo e Douglas, (junho e dezembro de 2014, respectivamente). A diretoria acha que o trio deve sair, mas não pode simplesmente rescindir o contrato. É preciso costurar um acordo. Caso cheguem propostas em janeiro, a resposta do clube será positiva.

ENQUETE: QUEM DEVE SER O PRIMEIRO A SAIR?

Danilo tem prestígio no Japão, onde atuou por três temporadas, e Emerson recebe constantes convites para voltar ao Oriente Médio ou ao Rio, para Flamengo ou Vasco.

Campeão de tudo, o elenco é encarado internamente como “já deu o que tinha que dar”. Há o consenso de que a má fase é muito mais culpa dos atletas do que da comissão técnica, por isso a ideia de iniciar um novo ciclo. É hora de trazer sangue novo.

As situações mais “mornas” do elenco também são problemas a serem resolvidos. Pato, Ibson e Julio Cesar fazem parte desse grupo. Os dois primeiros, pressionados pela torcida, terão a saída facilitada, mas também em caso de proposta. Pato tem mercado no futebol europeu e Ibson deve ser emprestado.

Já o goleiro, campeão brasileiro de 2011 como titular, ficou para trás no gosto de Tite. Após perder o posto para Cássio, na Libertadores de 2012, Julio agora é considerado a quarta opção para a posição. Ele esteve perto de sair no início deste ano, para o Vasco. De janeiro não deve passar.

QUEM PODE SAIR APÓS O BRASILEIRÃO-13:

JULIO CESAR
Um dos heróis do título brasileiro de 2011, caiu em desgraça com a torcida no ano seguinte. Virou reserva e, neste momento, é quarto goleiro. Será emprestado.

ALESSANDRO
Capitão da equipe nas duas maiores conquistas do clube, aos 34 anos, lateral-direito se aposentará em dezembro. Físico virou um obstáculo intransponível.

MALDONADO
Contratado a custo zero para compor o elenco nos últimos cinco meses de 2013. Sabe que no fim do ano ganhará liberdade para encontrar um novo clube.

IBSON
Chegou no meio deste ano e não convenceu. Mesmo com contrato até dezembro de 2014, diretoria deve emprestá-lo para evitar mais atrito com a torcida.

DANILO
Peça vital da fase vitoriosa, meia não conseguiu render no segundo semestre. Parte física prejudica e clube vai liberá-lo, se receber proposta. Contrato até julho/2014.

DOUGLAS
Apesar do contrato (fim de 2014), deve ser emprestado ou liberado em caso de proposta do exterior. Falta de ambição após os títulos e parte física são as causas.

EMERSON SHEIK
Passou a ser perseguido pela torcida após dar beijinho em amigo. Tem contrato até junho de 2015, mas será liberado se atacante receber proposta em dezembro.

ALEXANDRE PATO
Contratado do Milan (ITA) por R$ 40 milhões, não se firmou e também virou alvo da torcida. Falta de identificação com o clube é vista como irreversível.

QUEM PODE CHEGAR PARA 2014:

Mariano
Lateral-direito do Bordeaux está sob análise. Com 27 anos, seu contrato na França vai até dezembro de 2016.

Eduardo Aranda
Volante do Olimpia é observado desde a Libertadores. Timão voltará ao Paraguai para ver mais jogos.

Éverton
Meia tem contrato com Atlético-PR até o fim do ano, mas tem priorida-de. Ele pertence ao Tigres (MEX).

Elias
Está no Fla, mas pertence ao Sporting (POR), que pretende negociá-lo em definitivo no próximo ano.

QUEM GANHA ESPAÇO COM A MUDANÇA:

Cleber
Vindo da Ponte em junho, zagueiro pode assumir titularidade ao lado de Gil.

Diego Macedo
Chegou em outubro e tem tido chances. Pode se firmar de vez na ala ou no meio.

Rodriguinho
Contratado em outubro, pode ter espaço na criação de jogadas do time.

Jocinei
Volante veio do Rio Claro após o Paulista. Foi trabalhado e deve ganhar mais chances.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter