Sem João Fonseca, atual campeão, o NextGen Finals, torneio que reúne os oito melhores sub-20 da temporada, começa no próximo dia 17, em Jidá, na Arábia Saudita. Derrotado pelo brasileiro na terceira e última rodada da fase de grupos de 2024, Jakub Mensik volta ao torneio como o principal cabeça de chave.

➡️ Tudo sobre os esportes Olímpicos agora no WhatsApp. Siga o nosso novo canal Lance! Olímpico
➡️Siga o Lance! no Google para saber tudo sobre o melhor do esporte brasileiro e mundial
➡️Estrelas do tênis lamentam a morte do italiano Nicola Pietrangeli

Atual 19º do mundo, o tcheco, tal como o número 1 do Brasil, viveu o auge da carreira em 2025. No dia 30 de março, o tenista de 20 anos conquistou o primeiro (e único até agora) título como profissional desbancando ninguém menos do que o sérvio e hexacampeão, Novak Djokovic, na final do Masters 1000 de Miami (vídeo abaixo). A façanha rendeu ao jovem tenista da República Tcheca, então com 19 anos, um salto de 30 posições no ranking mundial, assumindo o 24º lugar.

➡️Vídeo: Técnico de João Fonseca promove clínicas e arrecada doações para cadeirantes
➡️Exclusivo: Técnico de João Fonseca cumpre promessa e corta o cabelo. E ele?
➡️ Entrevistão: Guilherme Teixeira, do início inusitado no tênis ao top 25 com João Fonseca

No dia 18 de agosto, Mensik alcançou o melhor ranking da carreira (16º). Em Grand Slams, tal como João Fonseca, o tcheco teve a terceira rodada como as principais campanhas. No caso de Mensik, no Aberto da Austrália e em Wimbledon (o brasileiro parou nessa fase em Roland Garros e também na capital britânica).

Há pouco mais de um mês, João Fonseca reencontraria o número 1 da República Tcheca nas oitavas de final do ATP 500 da Basileia. Mas o adversário, lesionado, não entrou em quadra. E, dias depois, o pupilo do técnico Guilherme Teixeira, da Yes Tennis, conquistou o maior título da carreira.

No NextGen Finals, o favorito tcheco terá a companhia dos americanos Learner Tien (28º do mundo, atual vice-campeão) e Nishesh Basavareddy (167º), o belga Alexander Blockx (116º), o croata Dino Prizmic (128º), o norueguês Nicolai Kjaer (133º) e os espanhóis Martin Landaluce (135º) e Rafael Jodar (168º).

Na edição passada, o hoje 19º do mundo perdeu as três partidas da fase inicial: para o americano Learner Tien, para o francês Arthur Fils e para o número 1 do Brasil.

Tien perdeu duas vezes para João Fonseca no NextGen

Além de Mensik e Tien (derrotado por João Fonseca também na fase de grupos em 2024, além da final), outro que retorna ao torneio árabe é Basavareddy. Em 2024, ele, tal como o tcheco, não avançou às semifinais (os dois melhores de cada chave passam para a próxima etapa).

O americano Learner Tien será o segundo favorito no NextGen (Foto: HECTOR RETAMAL / AFP)



Siga o Lance! no Google News