Alcaraz salva match-point e vira batalha incrível em Roland Garros

Em duelo de gerações de tenistas espanhóis, foi uma das melhores partidas em Paris este ano

Carlos Alcaraz batendo backhand em Roland Garros

Escrito por

O jovem espanhol Carlos Alcaraz, 6º da ATP, conquistou uma grande vitória diante do experiente compatriota Albert Ramos Vinolas, 44º, salvando match-point para se garantir na 3ª rodada de Roland Garros, em uma belíssima virada com 4h34 de duração.

Alcaraz batalhou e conseguiu fechar a partida em 6/1 6/7 (7) 5/7 7/6 (2) 6/4 tendo convertido 10 aces a 2 e disparado 74 bolas vencedoras a 32 de Ramos, que cometeu o mesmo número de duplas-faltas do rival, 2 e 54 erros não-forçados a 74 do jovem compatriota.

Jogando a 3ª rodada de Roland Garros pela segunda vez na carreira, Alcaraz aguarda pelo vencedor do duelo entre o americano Sebastian Korda e o veterano francês Richard Gasquet. Korda foi o único tenista a vencer Alcaraz na temporada de saibro, em jogo válido pelo Masters de Monte Carlo.

O jogo

A partida teve um início relativamente tranquilo por parte dos dois tenistas. Alcaraz forçou a troca com bolas anguladas e conquistou a quebra no 4 game em erro de Ramos, que não venceu mais nenhum game, voltou a set quebrado no 6º game e viu o compatriota fechar com tranquilidade com 24 minutos de disputa.

O segundo set é marcado por um grande equilíbrio nas disputas, Ramos salvou três breakpoints no 5º game, um novo no 7º game e a disputa foi para o tiebreak. Ali, Ramos sofreu a mini-quebra no 5º ponto, mas virou a parcial para 6/5 com duas mini-quebras, voltou a sofrer a mini-quebra sacando para a parcial e precisou de erro do compatriota para fechar em seu 3º setpoint.

No 3º set,Ramos conquistou a quebra de saque em erro do compatriota no 3º game, abriu 3/1, viu Alcaraz devolver a quebra no 6º game, igualar o placar e equilibrar o jogo. Ramos não desistiu, cruzou bolas e com bela paralela conquistou quebra no 11º game e sacou para abrir vantagem em sets.

Na 4ª parcial, Alcaraz e Ramos trocaram quebras entre o 2º e 3º games e o jogo seguiu firme, com os tenistas equilibrados, até que Ramos quebrou o saque do jovem no 9º game trabalhando com consistência da linha de base. Sacando para o jogo, o experiente espanhol teve match-point, mas ficou com forehand na rede, e acabou tomando a quebra. Sacando para forçar o tiebreak, Ramos lutou por 13 minutos, salvou 3 setpoints e forçou o tiebreak. Ali, Alcaraz cometeu erro com backhand no 5º ponto, mas devolveu a mini-quebra na sequência com belo forehand na paralela e com forehand de dentro pra fora conquistou uma segunda mini-quebra, abriu 5/2 e sacou firme.

No set decisivo, Ramos não desistiu seguiu conseguindo ângulos incríveis com seu forehand e abriu 3/0 com quebra no 2º game. Alcaraz seguiu batalhando e acreditando, também afiado com forehand virou o jogo para 4/3 com quebras no 5º e 7º games, mas tomou a devolução da quebra e empurrado pela torcida, voltou a quebrar o compatriota para sacar sólido para a partida.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter