Azeez Balogun é o segundo africano a jogar na base do São Paulo na ‘Era Cotia’

Além do atacante nigeriano, sul-africano Tyroane atuou na base são-paulina entre 2006 a 2014 e era visto como promessa do clube

Montagem - Africanos no São Paulo
Tyroane e Azeez são africanos que fizeram parte da base do São Paulo (Fotos: Montagem LANCE!)

Escrito por

Nesta quarta-feira (16), o São Paulo anunciou a contratação do atacante nigeriano Azeez Balogun, de 18 anos, para o time sub-20. Antes dele, outro africano também jogou na base do Tricolor: o meia-atacante Tyroane. 

Sul-africano, o jogador chegou na base são-paulina em 2006, então com 12 anos. Tyroane jogou no clube até 2014 e era visto como promessa. Na época, o meia fez amizade com alguns jogadores, como Matheus Reis, Serginho, Lucas Evangelista, Gabriel Novais e Pedro Leão. No sub-20, categoria que Azeez Balogun vai atuar, Ty, como é conhecido, realizou 30 jogos.

Na Copa São Paulo de Futebol Junior, ele realizou duas partidas e fez um gol. Apesar de ser uma 'aposta' de Juvenal Juvêncio, presidente do São Paulo na época, Tyroane não conseguiu chances no profissional e foi para o Grêmio. Hoje, ele atua no All Stars Cape Town, da África do Sul. 

Agora, o novo africano da base do São Paulo é Azeez Balogun. Ele assinou um contrato de empréstimo válido até fevereiro do ano que vem, com possibilidade de compra. Caso queira ficar com o atleta, o Tricolor precisará desembolsar 100 mil (R$ 516 mil).

Azeez pertence ao Unique Futbol Academy e é natural da cidade de Ibadan. O jogador tem 1,80m e nasceu no dia 1 de novembro de 2003. Ele foi descoberto pelo São Paulo em uma viagem de membros da diretoria da base para Nigéria, onde acompanharam um torneio de jovens e se interessaram pelo garoto.

ESTRANGEIROS NA BASE
Tyroane e Azeez não são os únicos estrangeiros que fizeram parte das categorias de base do São Paulo. Além deles, Galeano (Paraguai), Facundo (Uruguai) e Zhang Yuanshu (CHina), fizeram parte do elenco. No entanto, o chinês não chegou a atuar. 

Vale destacar que a reportagem fez o levantamento de jogadores que nasceram e viveram nos outros países. Atleta que nasceram fora do Brasil, mas que não viveram no exterior, ou chegaram no país ainda bebês não foram contabilizados. 

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter