Felipão faz neste sábado o primeiro teste do Palmeiras que começa 2019

Verdão terá jogo-treino contra o Comercial de manhã, na Academia de Futebol. Com 35 jogadores no elenco e só 26 vagas no Paulista, disputa será grande para não ficar no corte

Felipão
Felipão comandará o Palmeiras no primeiro jogo-treino desta temporada (Foto: Cesar Greco)

Escrito por

Com 35 jogadores à disposição, mas apenas 26 vagas para a disputa do Campeonato Paulista, Felipão vai intensificar a análise sobre seu elenco neste sábado. Às 9h30, o Verdão receberá o Comercial (SP), na Academia de Futebol, para o primeiro jogo-treino da pré-temporada.

O técnico sabe que não contará com todos os atletas para a atividade, mas poderá acompanhar em simulação de jogo alguns dos reforços para 2019, e aqueles que voltaram de empréstimo, como Juninho e Erik.

Na quarta, a atividade aberta para os jornalistas deu uma ideia do time que pode começar a temporada, montado só com jogadores que conquistaram o Brasileiro: Weverton, Mayke, Luan, Gustavo Gómez, Diogo Barbosa, Felipe Melo, Thiago Santos, Lucas Lima, Dudu e Deyverson.

Bruno Henrique, que trabalhou em outra equipe nesse dia, é o candidato a assumir a vaga do camisa 5. Resta saber quem substituirá Willian, que se recupera de uma cirurgia no joelho direito. Ao menos neste começo de trabalho, a parte física deve ter influência na escolha.

Isto porque oito atletas contam com um cuidado específico do Núcleo de Saúde e Performance na pré-temporada: Fabiano e Raphael Veiga se apresentaram com dores no púbis por desgaste acumulado de 2018, enquanto Edu Dracena, Moisés e Jean terão uma programação de treinos físicos mais longa, como já ocorreu em 2018. Além disso, há com Allione o cuidado por conta de dores no joelho direito, e Guerra está sendo preparado para ficar com um corpo ainda mais atlético, assim como Yan. 

Esta programação diferente para os oito não os tira de todas as atividades no campo, tanto que na tarde de sexta eles estavam no gramado aquecendo, durante o pedaço do trabalho aberto à imprensa. Só em algumas atividades, eles não ficam com o grupo e realizam um cronograma individualizado.

Felipão já afirmou que alguns dos citados não devem ter condições de jogar a estreia do Paulista, contra o Red Bull, dia 20 de janeiro. Pelo regulamento do Estadual, até o dia 17 o clube precisará ter inscritos pelo menos os atletas que atuarão nesta partida, podendo completar a lista até o dia 1º de março. A competição será intensa.

- Vai sobrar gente. Tenho de analisar as caraterísticas e, quem sobrar, sobrou, Não existe fórmula mágica. Tem de ser o mais simples, adaptar jogadores a cada jogo, sistema e adversário para colocar em campo. E ir trabalhando com simplicidade com os atletas e mostrando que é assim que trabalharemos nos seis primeiros meses. Quem não entender, teremos um problema normal no grupo. Não tem só rosa, tem espinhos que precisamos organizar - falou Scolari.

News do Lance!

Receba boletins diários no seu e-mail para ficar por dentro do que rola no mundo dos esportes e no seu time do coração!

backgroundNewsletter